quinta-feira, 18 de abril de 2019

Por que a mente humana é suscetível a Fake News? Pesquisador explica

Como notícias falsas entram em nossas mentes, e o que você pode fazer para resistir

Embora o termo em si não seja novo, notícias falsas são uma ameaça crescente para as sociedades em todo o mundo. Apenas uma pequena quantidade de notícias falsas é necessária para interromper a conversa e, nos extremos, pode afetar os processos democráticos, inclusive as eleições.

Mas o que podemos fazer para evitar notícias falsas, numa época em que poderíamos esperar um pouco para que a mídia e as redes sociais se intensificassem e resolvessem o problema?

Do ponto de vista psicológico, um passo importante para lidar com notícias falsas é entender por que isso entra em nossas mentes. Podemos fazer isso examinando como a memória funciona e como as memórias ficam distorcidas. Usar esse ponto de vista gera algumas dicas que você pode usar para saber se está lendo ou compartilhando notícias falsas.

Como a memória fica distorcida na fonte
As notícias falsas muitas vezes dependem de erros de atribuição - instâncias em que podemos recuperar coisas da memória, mas não conseguimos lembrar de sua origem. A atribuição incorreta é uma das razões pelas quais a publicidade é tão eficaz. Nós vemos um produto e sentimos uma agradável sensação de familiaridade porque já o encontramos antes, mas não podemos nos lembrar de que a fonte da memória era um anúncio.

Um estudo examinou as manchetes de notícias falsas publicadas durante as eleições presidenciais norte-americanas em 2016. eleição presidencial. Os pesquisadores descobriram que mesmo uma única apresentação de uma manchete (como "Donald Trump enviou seu próprio avião para o transporte de 200 marinheiros encalhados", com base em alegações falsas) foi suficiente para aumentar a crença em seu conteúdo. Esse efeito persistiu por pelo menos uma semana, e ainda foi encontrado quando as manchetes eram acompanhadas por um alerta de checagem de fatos ou até mesmo quando os participantes suspeitavam que poderia ser falso.

A exposição repetida pode aumentar a sensação de que a desinformação é verdadeira. A repetição cria a percepção do consenso do grupo que pode resultar em má memória coletiva, um fenômeno chamado Efeito Mandela.

Pode ser inofensivo quando as pessoas coletivamente se lembram de algo divertido, como uma caricatura de infância (a Rainha da Branca de Neve da Disney realmente não dizia "Espelho, espelho meu"?). Mas tem sérias conseqüências quando uma falsa sensação de consenso do grupo contribui para o aumento dos surtos de sarampo.

Pessoas criativas que têm uma forte capacidade de associar palavras diferentes são especialmente suscetíveis a falsas memórias. Algumas pessoas podem ser mais vulneráveis ​​do que outras para acreditar em notícias falsas, mas todos estão em risco.

Como o preconceito pode reforçar notícias falsas
Preconceito é como nossos sentimentos e visão de mundo afetam a codificação e a recuperação da memória. Podemos pensar em nossa memória como um arquivista que preserva cuidadosamente os eventos, mas às vezes é mais como um contador de histórias. Memórias são moldadas por nossas crenças e podem funcionar para manter uma narrativa consistente em vez de um registro preciso.

Um exemplo disso é a exposição seletiva, nossa tendência a buscar informações que reforcem nossas crenças pré-existentes e evitar informações que ponham em questão essas crenças. Esse efeito é apoiado por evidências de que o público de notícias de televisão é desproporcionalmente partidário e pode existir em suas próprias câmaras de eco. Pensou-se que as comunidades online têm o mesmo comportamento, contribuindo para a disseminação de notícias falsas, mas isso parece ser um mito. Os sites de notícias políticas são muitas vezes povoados por pessoas com origens ideológicas diversas e as câmaras de eco têm maior probabilidade de existir na vida real do que on-line.

Nossos cérebros estão preparados para assumir coisas que acreditamos terem se originado de uma fonte confiável. Mas estamos mais inclinados a lembrar informações que reforçam nossas crenças? Este provavelmente não é o caso. As pessoas que possuem fortes crenças lembram-se de coisas que são relevantes para suas crenças, mas elas também se lembram de informações opostas. Isso ocorre porque as pessoas são motivadas a defender suas crenças contra visões opostas.

A crença ecoa um fenômeno relacionado que destaca a dificuldade de corrigir informações erradas. Notícias falsas são frequentemente planejadas para chamar a atenção. Ele pode continuar a moldar as atitudes das pessoas depois de ter sido desacreditado, porque produz uma reação emocional vívida e se baseia em nossas narrativas existentes. As correções têm um impacto emocional muito menor, especialmente se elas exigem detalhes da política, portanto devem ser projetadas para atender a um desejo narrativo semelhante de ser eficaz.

Dicas para resistir a notícias falsas
A maneira como nossa memória funciona significa que seria impossível resistir completamente às notícias falsas. Mas uma abordagem é começar a pensar como um cientista. Isso envolve a adoção de uma atitude questionadora motivada pela curiosidade e consciente do viés pessoal.

Para notícias falsas, isso pode envolver as seguintes perguntas:

Que tipo de conteúdo é esse? Muitas pessoas confiam nas mídias sociais e agregadores como seu principal assunto

Onde é publicado? Prestar atenção a onde a informação é publicada é crucial para codificar a fonte de informação na memória. Se algo é um grande negócio, uma grande variedade de fontes irá discuti-lo, então é importante participar desse detalhe.

Quem se beneficia? Refletir sobre quem se beneficia com você acreditando que o conteúdo ajuda a consolidar a fonte dessas informações na memória. Também pode nos ajudar a refletir sobre nossos próprios interesses e se nossos vieses pessoais estão em jogo.

Algumas pessoas tendem a ser mais suscetíveis a notícias falsas porque aceitam narrativas  mais fracassadas. Mas podemos nos esforçar para ser mais reflexivos em nossa mente aberta prestando atenção à fonte de informação e questionando nosso próprio conhecimento se e quando formos incapazes de lembrar o contexto de nossas memórias.


Nieman Lab.org - Pesquisador Julian Matthews