quarta-feira, 10 de abril de 2019

(SUB)Imersa: Exibição do curta terá debate com ex-presos políticos

Em sentido horário: Chico de Assis, Luís Tenderini, Maria José Avort e Didha Pereira


Após a exibição do curta (SUB)Imersa, vai haver um debate com dois ex-presos políticos, um professor, historiador, ator e dramaturgo, além da psicóloga que preparou o elenco para as cenas de tortura e violência. A mediação é desta blogueira que vos escreve (e desde já, expresso gratidão à cineasta Maria Dias e ao ator Pedro Dias pelo convite).

Chico de Assis - Há alguns dias, fizemos uma entrevista com o advogado, jornalista e poeta e ele nos mostrou um relato do que ocorreu naquele 31 de março. Como militante, ele foi preso, torturado e passou nove anos detido, até ser anistiado, em 1979. 

Luís Tenderini - Nascido na Itália, vive no Brasil há mais de 50 anos. Preso e torturado por meses no DOI-CODI de São Paulo, ele depois veio a Pernambuco, onde trabalhou com Dom Helder Câmara. Desde 1996, lidera a ONG Trapeiros de Emaús e também a escola profissionalizante Luís Tenderini.

Maria José Avort - Psicóloga de formação, Maria José fez a preparação do elenco para as cenas de tortura através da Terapia Biocênica. Psicóloga Clínica e Organizacional, Terapeuta Bioenergética com formação pelo Liibertas\IIBA –Instituto Internacional de Análise Bioenergética e Coordenadora da Clínica Social Libertas. 

Didha Pereira - Professor, historiador, ator, diretor e dramaturgo. Também é autor de livros como A Educação Informal para o Teatro e Teatro para a Infância e Juventude. 

Após o debate o evento segue com um Pocket Show com Thiago Lassere, Babi Jaques, Celso José e Juca dos Santos. Encerrando a noite, Manuca Bandini, autor de Indagação, música tema de (SUB)Imersa.

Serviço:
Lançamento do curta-metragem (Sub)Imersa 
Data: 13/04 às 20h
Local: Petiscaria Cultural Na Ladeira
           Rua de São Francisco, 81
           Carmo, Olinda - PE