quarta-feira, 17 de abril de 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde lança graduação em Odontologia


Em breve, a Faculdade Pernambucana de Saúde estará ampliando a lista de cursos que oferece, lançando a graduação em Odontologia que obteve nota 5, conceito máximo do MEC, na visita de autorização. A instituição é a única no estado com esta classificação. A formação acontece em cinco anos e serão abertas turmas para receber 60 estudantes por semestre. Entre os diferenciais oferecidos estão a inclusão de atividades práticas desde o 1º semestre, laboratórios modernos, uso de softwares de imagem e óculos de realidade virtual, além do método de aprendizagem ABP, baseado na resolução de problemas.

Para desenvolver as habilidades específicas da odontologia, os estudantes contam com um consultório odontológico equipado com câmera intraoral e outro com 60 simuladores, além de equipamentos de radiografia odontológica. Outra inovação é o laboratório de comunicação, que prepara o futuro profissional para se relacionar com pacientes, equipe de trabalho, comunidade e meios de comunicação.

O corpo docente é formado por mestres e doutores com participação em grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, vasta experiência em docência e práticas profissionais, explica Manoela Figueira, coordenadora do curso de Odontologia da FPS, Doutora em Odontologia pela UFPE e Especialista em Docência no Ensino Superior.

O curso de odontologia da FPS segue as diretrizes curriculares nacionais e tem como objetivo graduar o profissional cirurgião-dentista com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual e profissional com atenção à saúde, qualidade e humanização do atendimento.

Metodologia diferenciada

O método de ensino utilizado nos cursos é o da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que consiste em estimular o estudante a aprender por si próprio num processo semelhante ao da investigação científica. Orientando-o e fornecendo-lhe as condições e os meios em vez de transmitir o conhecimento da maneira tradicional.

Oportunidade prática

O curso inclui a prática em serviço escola da FPS, que também estará articulado com o sistema público de saúde, proporcionando uma diversidade de cenários. Clínicas de radiologia, laboratórios de prótese, atendimentos em unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, além do IMIP, hospital de ensino conveniado da instituição, também farão parte do aprendizado.

Formas de ingresso

O ingresso acontecerá via vestibular. Além disso, a FPS fará adesão ao PROUNI e FIES. Também haverá seleção para vagas remanescentes via ENEM ou portadores de diploma.