segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Mulheres Rurais do Nordeste apresentam filme no II FINCAR


Mulheres trabalhadoras rurais de todo o Nordeste ocuparão a tela do Cinema São Luiz, na próxima quinta-feira (16), a partir das 20h. “Mulheres Rurais em Movimento” será o documentário apresentado por elas, que integra a programação do II Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR). O filme conta com direção coletiva do Movimento da Mulher Trabalhadora
Rural do Nordeste (MMTR-NE) e Héloïse Prévost. Uma segunda exibição do filme acontecerá no domingo (19), às 14h, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe.

A exibição no São Luiz contará com a participação das trabalhadoras rurais que vem dos nove estados do Nordeste assistir a sessão e em seguida promover um debate com o público. Elas são mulheres militantes do MMTR-NE, que construíram a direção coletiva do filme, e trocarão essa experiência em estar na produção e direção por trás das câmeras, mas também de protagonizarem um filme que conta suas histórias e lutas no ser mulher rural.

“Fazer esse filme trouxe-nos vários aprendizados, da elaboração do roteiro à edição. Experimentamos uma construção coletiva com parceiras, irmanadas na confiança de que no nosso jeito de fazer podemos alcançar resultados extraordinários. Nessa jornada, temos recebidos vários comentários de como nossa história é também a história de tantas outras mulheres”, conta Verônica Santa, secretária-executiva do movimento.

No ano passado, o filme venceu a Mostra Audiovisual do 13º Mundos de Mulheres & 11º Fazendo Gênero, em Florianópolis (SC). E já neste ano, recebeu uma menção especial do júri no Festival Sciences en Lumière, na França.

Sinopse - “Mulheres rurais em movimento” (2016) é um documentário participativo coproduzido com mulheres militantes do MMTR-NE. Projeto coletivo – baseado em quatro retratos de ativistas, diferentes entrevistas e momentos de trabalho e mobilização coletiva, como a Marcha das Margaridas – mostra o cotidiano dessas mulheres na luta contra o patriarcado, a homofobia, a agricultura intensiva e poluidora. O feminismo e a agroecologia se combinam em suas vidas diárias e no cenário político.

O II FINCAR apresenta entre os dias 14 e 19 de agosto mais de 70 filmes em sua programação, entre curtas, médias e longas-metragens de várias partes do mundo e exibições, em três cinemas de rua. Os ingressos custam R$ 3 e R$ 2 respectivamente no Cinema São Luiz e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby). No Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Camaragibe) as
entradas são gratuitas.

Serviço:
Filme “Mulheres Rurais em Movimento” no II FINCAR
Cinema São Luiz (Recife) - Quinta-feira (16/08), às 20h25
Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro (Camaragibe) – Domingo (19/08), às 16h

TEASER DO FILME:

Com informações da jornalista Catarina de Angola