terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ana de Ferro com nova temporada em Olinda

O espetáculo Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife foi selecionada para participar do projeto Cultura Nossa - Pernambuco Fala Olinda, no seu sexto ano. O projeto visa a formentação das artes cênicas no Estado de Pernambuco, objetivando e valorizando espaços culturais alternativos nas comunidades populares. Trazendo espetáculos de qualidade do Estado de Pernambuco. Além de peças teatrais o projeto oportuniza oficinas de relações de grupo com Izaltino Caetano, psicólogo e diretor de teatro, oficinas de música com o professor Geraldo Vidal e leituras dramatizadas e uma roda de diálogo sobre “O Teatro no Contexto das Comunidades”.

O Projeto Cultura Nossa - Pernambuco Fala Olinda/ Ano VI, tem produção de Lúcio Fábio e coordenação e curadoria de Izaltino Caetano patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco, FUNDARPE e FUNCULTURA.

O romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife é pano de fundo para narrar os amores impossíveis da boemia do século XVII. Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife se apresenta em Salgadinho, Olinda-PE, no dia 19 de agosto/ domingo, ás 18:30h, dentro da programação do projeto Cultura Nossa- Olinda Fala Pernambuco, Ano VI.

Inspirada no poema de Vital Correia Araújo e em pesquisas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, a carioca Miriam Halfim criou um texto histórico com lampejos de ficção apresentando personagens reais em situações possíveis de terem acontecido.

A encenação do pernambucano Emanuel David D’ Lúcard busca criar uma ponte entre os séculos XVII e XXI, elencando perspectivas sobre gênero, religião e racismo. Disposto numa forma de passarela, a direção insere o público na cena na busca de uma reflexão social. Separando homens e mulheres para conseguir tal feito.

O espetáculo traz em seu corpo imagético elementos cênicos de época; figurinos, cenários e adereços construídos com materiais, texturas e composições contemporâneas. Assim também segue o trabalho dos atores que mesclam com momentos realistas e simbólicos numa dinâmica de graphic novel.

Desde sua chegada em Recife, Ana de Ferro causa alvoroço nas normas da colônia, quando vem da Europa travestida de homem. Na capital pernambucana compra Zambi, um escravo, mas logo o declara amigo. Forma parceria com outra cortesã, Maria Cabelo de Fogo, e abre um dos bordéis mais frequentados na Rua dos Tanoeiros. Por um ato de racismo, ente Zambi e o mestre do presídio, Maurício de Nassau vive uma apaixonante e breve história de amor com Ana. Já Maria tem que reviver os tormentos do passado num reencontro doloroso, enquanto ecos de Palmares convidam Zambi para o quilombo.

A peça conta com uma trilha sonora contemporânea que traz releituras de músicas que vão desde Edith Piaf a Reginaldo Rossi, passando por obras como Hallelujah e Assum Preto.

“É um espetáculo que trata de amores impossíveis, que busca desconstruir o estereótipo dos que vivem nas margens sociais, expondo a humanidade latente por meio dos sentimentos mais profundos. É um espetáculo que propões reflexões de períodos tão distantes, mas que passam pelos mesmos paradigmas sociais.” Pontua D’Lúcard sobre a encenação.

FICHA TÉCNICA

Realização: Grupo Teatral Risadinha

Texto: Miriam Halfim

Poema: Vital Correia Araújo

Encenação e Identidade Visual: Emanuel David D’ Lúcard

Produtora Executiva: Patrícia Assunção

Assistente de Produção: Geraldo Cosmo

Direção de Arte e Confecção de Figurino e Adereços: Francis de Souza

Direção Musical: Samuel Lira

Coreografia: Anderson Henry

Designer de Luz e Execução: João Paulo

Operador de Som: Josinaldo Alves





Plano e Execução de Maquiagem: Cláudia Alves

Criação do Cenário: Felipe Lopes

Execução do Cenário: Marcelo Bonfim

Divulgação: Pedro Dias

Consultora Histórica: Suzana Veiga

Fotografia e Filmagem: Carlos Kamara/Ambar Produtora

Serviços Gráficos: Clã de Comunicadores

Contrarregra: Edson Rodrigues

Elenco: Cláudia Alves, Euclides Farias, Geraldo Cosmo, João Arthur, Marcos Pergentino, Patrícia Assunção, Pedro Dias e Telma Ratta.



Serviço:

Peça: Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife

Local: Espaço Cultural Professor José de Barros Lins – Anexo ao Instituto Allan Kardec e Lar Ceci Costa. Endereço: AV. Professor Andrade Bezerra, 826, Salgadinho, Olinda-PE.

Data: 19 de agosto/ Domingo

Horário: 18:30h

Duração: 80 minutos

Ingresso: R$:2.00(dois reais).

Informações: 98782-6804/ 99536-4746




Com informações do ator e divulgador Pedro Dias