domingo, 22 de julho de 2018

WhatsApp para Campanha Eleitoral

Bastante usado em todo o mundo e massivamente no Brasil, o WhatsApp surgiu inicialmente como uma rede social para conversas entre amigos e familiares. Não demorou muito e logo ele foi descoberto como ferramenta para fins variados, a exemplo do marketing político. E é exatamente este fim o foco do curso “WhatsApp para campanha eleitoral”, a ser ministrado pela consultora em marketing político digital Rosário de Pompéia (foto ao lado).

“Essa será a eleição do WhatsApp, sem dúvida, mesma a rede social não sendo uma novidade. É preciso ter em mente as peculiaridades que ela tem. Ao contrário do Facebook eInstagram, nela a capacidade de monitoramento é reduzida, pois as conversas se dão de pessoa para pessoa. Nesse caso, ter uma boa estratégia é fundamental para conseguir resultados satisfatórios", afirma a diretora da Le Fil.

Rosário destaca a influência da rede em recentes votações no México e na Índia. "São países que, assim como o Brasil, têm o WhatsApp como principal rede social. No México, por exemplo, viralizou uma informação falsa de que as pessoas deviam se recadastrar de última hora para poder votar. Essa foi só uma das fake news que levaram temor à população na campanha de lá", comenta.

O cenário desfavorável das fake news é apenas um entrave para se fazer marketing político pelo aplicativo de mensagens. "É preciso ter uma estratégia sólida para potencializar os militantes e fazer com que eles repassem a informação com qualidade e corretamente”, explica Pompéia. No curso, serão abordadas ainda a importância de ter um conteúdo de relevância e a legislação relacionada ao marketing eleitoral. A capacitação é voltada para jornalistas e profissionais que atuam com redes sociais e política.

Os interessados podem se inscrever através do link https://goo.gl/h81aaJ. Serão disponibilizadas 30 vagas e o valor da inscrição é de R$ 300.

SERVIÇO

Curso “WhatsApp para campanha eleitoral” – Quarta-feira, 25 de julho, das 9h às 12h, no Trinus Office (Rua Mal. Rondon, 146, Casa Forte. Valor: R$ 300. Inscrições no link: https://goo.gl/h81aaJ.