sexta-feira, 20 de julho de 2018

Última semana do X Virtuosi Gravatá traz nomes importantes da cena erudita mundial

A maratona de recitais gratuitos do X Virtuosi de Gravatá segue até o próximo domingo (22), com apresentações gratuitas de músicos importantes da cena erudita mundial. O violonista Fábio Zanon (foto abaixo), o contratenor João Paulo Ferreira (foto ao lado) e a soprano Adriana Queiroz foram alguns dos destaques do festival que ocorre na Igreja Matriz de Santa’Ana durante esta semana. 

O festival segue hoje, às 20h, com o recital do contratenor João Paulo Ferreira. Natural de Garanhuns, se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal. João Paulo será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion e irá expor um recital que agracia o universo Barroco e a tradição dos Castrati.

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa Canto de uma Nação. Palestra e recital se unem sobre as Canções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Projeto aprovado pelo Funcultura que traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.

No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera com aOrquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista,da Ópera de Berlim.

Adriana já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimne Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8a Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para a Gramophone alemã. Realiza um trabalho de divulgação da música brasileira, tendo gravado um CD com canções de Guarnieri e Mignone.

O festival encerra em Gravatá no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

O X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Hotel Canarius e CEPE e acontece até o dia 27 de julho no interior de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

21.7 - 11h
CANTO DE UMA NAÇÃO
Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos

GLEYCE MELO, soprano
MARCELO FERREIRA, baritone
VITOR PHILOMENO, piano

21.7 -19h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

22.7 - 11h
RECITAL DE ALUNOS

Programação completa: