quarta-feira, 11 de julho de 2018

Senegal: Instituto Dorcas precisa de doadores para abrir escola

Há alguns meses, a equipe Missão Senegal - Instituto Dorcas de Ensino começou a criar codornas. Iniciamos com apenas cinco e fomos pesquisando sobre criação, conversando com profissionais da área, aperfeiçoando nossas técnicas... Hoje, com quase 100 codornas e uma média 100 ovos por dia, a família vende os ovos para os vizinhos, amigos, nas ruas e até pela internet. Todo o valor arrecadado está sendo investido na escola que a Missão Senegal está construindo no interior do país. 

O Instituto Dorcas tem como objetivo servir de suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Senegal (África). Nossa área de atuação é o ensino, porque cremos na educação como ferramenta para fortalecer pessoas, ampliando sua visão de mundo e ajudando-as a desenvolver todo o seu potencial. A missão do instituto é empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade social através de uma formação de primeira linha em competências técnicas, acadêmicas, éticas e morais, bem como subsidiar projetos de combate à pobreza e à desigualdade social no Senegal.

Como tudo começou - O casal de missionários da Igreja Metodista, José Carlos e Débora Pessoa (foto abaixo, com os três filhos) já conheciam o trabalho desenvolvido no país africano e em janeiro de 2014, embarcaram para uma permanência de no mínimo três anos (Já estão há quatro anos e meio). Durante esse tempo passaram por um processo de adaptação à cultura, aquisição dos dialetos locais e interação com a comunidade. Uma vez em Dakar, eles ministram aulas de informática para jovens e adultos e alfabetização para mulheres, contribuindo com a melhoria das condições de vida daquelas pessoas e de seus familiares, criando relacionamentos saudáveis, dessa forma e testemunhando o Evangelho de Cristo. Os três filhos do casal, Davi, Gabriel e Carlinhos Filho também acompanham os pais e se integram às crianças e jovens locais.

Senegal - Trata-se de um país localizado no oeste africano, cuja língua oficial é o francês, mas o povo se comunica através de dialetos locais, em especial o uolofe. O clima é tropical e seco, com duas estações: a seca e a chuvosa. No final do século 19 foi colonizado pela França e o país é independente desde 1960. No dialeto local, "Senegal" significa "nossa canoa" e a expressão é frequentemente usada pelo povo como um fator de união "estamos todos em uma mesma canoa". Dacar, sua capital, é a cidade mais populosa, com 2,5 milhões de habitantes.

Como ajudar - Através da página na internet os interessados podem fazer doações ao Instituto Dorcas. As doações também podem ser feitas através de depósitos bancários:

Banco do Brasil
Ag: 3108-9
Conta-corrente: 1000-6
Titular: Família Melo Missão

Caixa Econômica Federal 
Ag: 0651
Conta poupança: 11328-1
Op: 013
Titular: José Carlos Santos de Melo

Bradesco
Ag: 1055-3
Conta poupança: 2000202-6
Titular: José Carlos Santos de Melo

Itaú 
Ag: 6103
Conta-corrente: 32569-9
Titular: José Carlos Santos de Melo