quinta-feira, 12 de julho de 2018

Secretaria de Mulheres recebe grupo de estudantes de enfermagem em Caruaru

Estudantes de enfermagem estiveram na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Caruaru nesta quarta-feira (11) para conhecer de perto o trabalho voltado para as mulheres que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal, através da SPM. A atitude espontânea da professora Marina Casemiro em procurar a secretaria foi recebida com muita alegria pelas gerentes dos eixos da SPM que se prontificaram em marcar a data do encontro para hoje. O grupo foi recebido com uma palestra sobre garantia dos direitos das mulheres e políticas públicas, que foi também esclarecedora quanto ao funcionamento da repartição pública.

Na oportunidade, os alunos conhecerem a estrutura funcional da secretaria e entenderem que o trabalho realizado pela SPM vai além de oferecer acolhimento social e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, como pensa, de modo geral, a grande população. Além de ser uma porta aberta para receber esse tipo de demanda, que também compreende orientação jurídica em casos específicos, foi apresentado aos estudantes o trabalho que a secretaria realiza através dos eixos de Políticas de Saúde Para Mulheres, Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e no de Promoção e Qualidade de Vida, através de programas e ações em andamento.

“Foi a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da SPM e levar esse conhecimento para os alunos. Foi uma experiência excelente que a turma passou aqui e o aprendizado que eles vão levar para a vida pessoal e profissional, irá contribuir para a humanização do serviço da enfermagem”, ressaltou a professora de Políticas de Saúde, a enfermeira Marina Casemiro.

“Eu não conhecia essa secretaria e achei interessantíssima. Fiquei impressionada com a forma que o trabalho vem sendo realizado, através de uma equipe formada por psicólogos e profissionais de diversas áreas. Foi uma palestra enriquecedora, pois diante das situações que a gente possa vir a se deparar na profissão, saberemos para onde e como direcionar as demandas”, destacou a estudante de enfermagem Rute Rafaela Alves.

Atuação da SPM

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru funciona em três eixos específicos, sendo eles o de Políticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida e o de Políticas de Saúde Para Mulheres.

. Eixo de Políticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Além de desenvolver projetos e ações de prevenção a violência, oferece apoio jurídico, social e psicológico às mulheres vítimas de violência sexista, que não se enquadram na Lei Maria da Penha, a exemplo das violências sexuais cometidas por alguém que a vítima não tenha relação afetiva ou familiar, seja por assédio moral ou sexual no trabalho, violência obstétrica, institucional, entre outros tipos. Como suporte, o eixo conta também com equipe multidisciplinar para casos de violência doméstica ou praticada por familiares, com o suporte do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB) que oferece acolhimento social e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

. Eixo de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida – Atua através de quatro coordenações para as mulheres do campo, das jovens, idosas, negras, em sete segmentos específicos, sendo eles voltados para as mulheres deficientes, idosas, no sistema prisional, assim como as egressas do sistema prisional em regime semiaberto, lésbicas, bissexuais e transexuais. A atuação desses segmentos é em diferentes frentes de trabalho, atuando na formação profissional, mercado de trabalho, cultura, lazer, qualidade de vida, seguridade social, empreendedorismo e formação sociopolítica.

. Eixo de Políticas de Saúde Para Mulheres – Está ligado ao acompanhamento das ações de promoção à saúde da mulher, em parceria com outras secretarias municipais. Entre as atividades realizadas estão o Programa Mergulhando na Saúde, desenvolvido pelo Programa Primeira Infância, que envolve, além da SPM, as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde e Educação, que, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau oferece aulas de hidroginástica para gestantes que fazem acompanhamento pelo serviço de saúde do município, inscritas no Cadastro Único, na piscina do Complexo Esportivo do Colégio Municipal Álvaro Lins. Outro destaque é o trabalho que o eixo realiza com mulheres que fazem acompanhamento em saúde mental no município, através do Coral ‘Cantando a vida’, que tem por objetivo a reinserção social e a inclusão desse público específico no mercado de trabalho.

O eixo também trabalha através da CTEVO (Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Obstétrica), de acordo com a Lei Nascer Bem Caruaru nº 5.951, de 02 de outubro de 2017. Coordenada pela SPM, a CTEVO conta com atuação da sociedade civil, representantes da OAB, Asces-Unita, Universidade Federal de Pernambuco, Cremepe, SDSDH, Secretaria de Saúde. A lei garante às mulheres do município o direito à assistência humanizada durante os períodos de gestação, pré-parto, parto e puerpério, sendo a primeira do tipo elaborada através de iniciativa popular na América Latina.

* Serviço:

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru fica localizada na Rua Padre Rolim, nº 40, Bairro Maurício de Nassau. O horário de atendimento é das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Imprensa Caruaru