quarta-feira, 11 de julho de 2018

Eletrobrás não será privatizada mais este ano

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, no plenário, que acertou com os partidos que o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras, encaminhado pelo governo em fevereiro, não será mais votado este ano. Até então, Maia dizia que o texto poderia ficar para depois das eleições de outubro.

"Informo, e deixo claro, que nosso acordo em relação a não votação do PL da Eletrobras está garantido e será conduzido dessa forma por essa presidência. Não votaremos o PL da Eletrobras este ano", disse Maia. "O cumprimento do acordo e do interesse nacional foi preservado", respondeu o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP).

O PL da privatização da Eletrobras já enfrentava resistências da própria base do governo Temer, tanto é que ficou parado numa comissão especial sem votação. Maia, contudo, dizia que não seria possível descartar a proposta porque o presidente eleito em outubro poderia também defender a diluição da participação da União no capital da empresa.

A operação de privatização não seria concluída este ano, mas a proposta poderia dar as diretrizes gerais para que o governo federal entregasse o controle da empresa estatal em 2019. Com a proposta fora da pauta, a discussão ficará para a próxima legislatura.

Revista Valor Econômico