sexta-feira, 20 de julho de 2018

Agentes de endemias de Olinda intensificam ações contra ratos

Cerca de 30 agentes do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) estão intensificando os serviços de desratização na cidade. O local contemplado, nesta sexta-feira (20.07), com o serviço foi a Rua Maria Dourado, em Sítio Novo. Nesse período chuvoso é comum ocorrer casos de leptospirose por causa da mistura da urina do rato com água acumulada em lixo, tralhas, canaletas e galerias. O objetivo da ação é prevenir e orientar os moradores sobre a doença.

“Estamos concentrando esforços aqui nessa rua e nos becos do entorno com nossos agentes comunitários de endemias. No total, trouxemos cerca de 40kg de pó de contato, que é uma substância utilizada em armadilhas para que os pequenos roedores sejam contaminados e morram. Atendemos aproximadamente 200 casas aqui na Rua Maria Dourado, em Sítio Novo", estimou o gerente do CEVAO, Henrique Silva. 

A ação preventiva, além de divulgar orientações para população sobre o correto descarte de comida e lixo, repassa informações ao público sobre as formas de prevenção e tratamento da leptospirose. Na ocasião, os agentes de endemias desenvolveram a pré-campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.

"Estou achando importante esse tipo de ação aqui na comunidade, até porque aqui em casa já apareceram catitas e tem crianças", disse a moradora Tamires Rodrigues, 22 anos. Em casos de dúvidas, orientações e denúncias sobre roedores, os olindenses podem acionar o Centro de Vigilância Ambiental pelo telefone 3301-5228.

Imprensa Olinda