sexta-feira, 15 de junho de 2018

Pankararus em luta nesta segunda-feira


TERRITÓRIO PANKARARU: DESINTRUSÃO JÁ!
Chamada para ato público no Recife.
Segunda-feira, 18 de junho, a partir das 8h, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Mas de 30 anos de terras demarcadas...
25 anos de ação civil pública...
15 anos de setença favorável à desintrusão...

E quando o Poder Público finalmente está pronto para iniciar a retirada gradual de invasores não-indígenas das terras do povo Pankararu, o desembargador Leonardo Coutinho, da 5ª Região do TRF, aceita um agravo de instrumento impetrado pelo líder dos posseiros. A alegação é que “não se tem certeza” quanto ao seu reassentamento - mesmo diante do cumprimento de uma decisão judicial que se arrasta há tantos anos! 

Entendemos que essa decisão apenas legitima, mais uma vez, a omissão do Estado em favor de interesses particulares. E, pior, agrava um clima de completa hostilidade e risco ao Povo Pankararu, que vem sofrendo ameaças dos posseiros não-indígenas, instigados por informações falsas veiculadas em redes sociais e meios de comunicação locais que tratam a setença judicial como reversível quando o próprio desembargador, em sua decisão, define-a como ilegal.

A apreciação do agravo de instrumento pelo colegiado do 5º TRF está marcada para o dia 19 de junho. O povo Pankararu todas amigas e amigos, apoiadoras e apoiadores, parceiras e parceiros da causa para somar forças e realizar um grande ato público na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife, no dia 18 de junho, a partir das 8 horas da manhã.