terça-feira, 5 de junho de 2018

Campanha quer envolver homens na prevenção ao Zika Vírus

Amanhã (06) será lançada em Brasília a campanha Homem também cuida, desenvolvida pelo Instituto Papai, cujo objetivo é promover um maior envolvimento dos homens nas ações de prevenção ao Zika Vírus na cidade de Caruaru, maior município do Agreste Pernambucano e segunda região com maior incidência de casos. Em Pernambuco, no primeiro trimestre foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde 108 casos de Zika Vírus, a maior parte se concentra na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e no Agreste - foco de atuação desta campanha. Essa arbovirose pode resultar em quadros de enfermidade aguda, mortes e está associada a malformação fetal em mulheres grávidas. Em 2016, os milhares de casos de microcefalia em recém-nascidos, em especial na região Nordeste, chamaram a atenção das autoridades de saúde do país e da Organização Mundial de Saúde.

A campanha Homem também cuida tem dois focos: 1) nos homens: para evitar a transmissão por via sexual e para que acompanhem as ações de combate às larvas dos mosquitos transmissores; e 2) nos profissionais de saúde da atenção básica, para que envolvam os homens em suas ações estratégicas de prevenção e cuidado no contexto do Zika Vírus. Em Caruaru, inicialmente, as ações serão desenvolvidas no Alto do Moura - uma comunidade de origem rural e que passa por um processo recente de urbanização. A iniciativa se insere no bojo de um projeto institucional tocado pelo Instituto Papai cujo objetivo é sensibilizar os homens para uma paternidade responsável e presente, intitulado “Paternidade, cuidado e direitos reprodutivos”.

Dados do primeiro trimestre de 2018- Além da notificação de 108 casos do Zika Vírus em 38 municípios pernambucanos, foram registrados 2.879 casos suspeitos de dengue e 420 casos de chikungunya no estado. Os dados são do boletim arboviroses da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em quase todo o estado houve uma queda no número de notificações do Zika, no entanto, nesse primeiro trimestre aumentou, em relação ao mesmo período de 2017, o número de casos suspeitos de dengue na região foco da campanha, o que destaca a necessidade da continuidade e reforço das ações de prevenção e combate às formas de transmissão do Zika Vírus, envolvendo profissionais de saúde e a sociedade.