quinta-feira, 21 de junho de 2018

Assinada ordem de serviço para modernizar o matadouro de Caruaru

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou, na tarde dessa quarta-feira (20), a ordem de serviço que dará início à Parceria Público-Privada, entre a Prefeitura e a Associação dos Marchantes, Criadores e Fornecedores de Carne de Pernambuco. Essa PPP foi firmada para que, a partir do dia 1º de julho, a administração do Matadouro Municipal Pedro de Souza passe para a Associação, que, juntamente com a prefeitura, irão construir o Frigorífico Industrial.

O gerente do Matadouro Municipal, Gilberto de Dora, relembrou as benfeitorias já realizadas no local desde o início da gestão. “Nós conseguimos fazer toda a requalificação desse prédio”, disse. “Em Setembro do ano passado recebemos a visita do Ministério Público Federal com 28 reivindicações. Dessas, todas foram atendidas, sem deixar nenhum espaço para que os órgãos de fiscalização tivessem algo a reclamar”, afirmou Dora. “Implementamos novos equipamentos de alta tecnologia, como uma caldeira potente, esfoladeira de couro, depiladora de mocotó, além do cuidado especial para o abate, sob a responsabilidade de um veterinário”, enumerou o gerente.

Com a parceria, será construído em Caruaru um abatedouro de alto nível, e um dos mais modernos do país, com sala de refrigeração da carne e duas câmeras frias, com capacidade para até 80 animais. O projeto, elaborado pela equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conta ainda com lagoas de decantação para tratamento de afluentes e estação de tratamento, que irá reaproveitar 90% da água. O início da construção está prevista para 1º de julho, com a terraplanagem do terreno, que fica localizado no distrito do Rafael (zona rural). A estimativa é que em até dois anos o Frigorífico Industrial seja entregue à população de Caruaru e Região.

Para o presidente da Associação dos Marchantes, Aquiles Constantino, a parceria será de grande importância para os fornecedores de carne e, também, para a população. “Temos a consciência de que é um marco essa parceria entre a Prefeitura e a Associação. Vai trazer dias melhores aos marchantes, fornecedores e clientes”, enalteceu Aquiles. “Num futuro muito próximo estaremos com o novo frigorífico e com nossa mercadoria sendo comercializada da forma mais adequada”, finalizou.

O secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia Júnior, que está à frente do projeto do Frigorífico Industrial, disse que tudo foi pensado estrategicamente por sua equipe. “O projeto, que já está pronto, é ímpar e não existe nada semelhante aqui em Pernambuco”, afirmou. “Está sendo feito de uma forma técnica. Até para viabilizar o aeroporto, buscamos o melhor local, dando 14 quilômetros daqui ao Rafael, como pede a ANAC, tudo dentro dos padrões normativos”, analisou. “O terreno já está certo, o projeto está pronto, então agora é trabalhar”, completou Humberto.

“O olhar para o futuro depende de soluções simples que passam por quem está com a mão na massa, que são vocês”, disse a prefeita Raquel Lyra. “Nada desse movimento faria sentido se vocês não tivessem abraçado e confiado que nós poderíamos seguir um novo caminho, que está sendo feito hoje com a assinatura dessa ordem de serviço.” A prefeita confirmou a confiança depositada na Associação e afirmou o compromisso que a gestão tem com o novo empreendimento. “Vocês assumem agora, de fato e de direito, e nós seremos parceiros, daremos nossa contribuição financeira, estaremos apoiando no planejamento, na fiscalização e já entregamos o projeto, que, com o empenho de vocês, tenho certeza que daqui a dois anos teremos o novo Frigorífico Industrial”, finalizou.

Imprensa Caruaru