domingo, 10 de junho de 2018

Alto José Bonifácio recebe 12ª edição do Governo Presente

Reforçando o compromisso de garantir os direitos e o resgate da cidadania, ocorreu neste sábado (9) a Ação de Cidadania do programa Governo Presente, que chega à sua 12ª edição. Durante toda a manhã, atividades gratuitas como a oferta de cursos profissionalizantes, emissão de RG e CPF e vacinação foram realizadas na Escola Estadual Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, no Recife. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e é uma das prioridades do Governo de Pernambuco, sendo realizada, também, em parceria com a Prefeitura do Recife, além de parceiros públicos e privados.

O serviço mais procurado nas edições da Ação de Cidadania foi a emissão de documentos, com 3.100 RGs. Os moradores do Alto José Bonifácio e do entorno também tiveram a oportunidade de, entre outras atividades, realizar o agendamento para tirar carteira de trabalho nas unidades do Recife; fazer denúncias e esclarecer dúvidas no Procon; e realizar exames de saúde (preventivo de câncer de colo de útero, teste rápido de HIV e sífilis, teste de glicemia e aferição de pressão). Todos os serviços são gratuitos.

Autônomo, Ralhpe Washington, de 31 anos, é morador do Alto José Bonifácio e aproveitou o Ação de Cidadania para renovar a carteira de habilitação. Para ele, o Governo Presente facilitou sua vida. “Se não fosse essa ação, eu teria que agendar um horário em algum posto do Detran. E com essa ação acabou sendo mais prático e rápido, pois vim andando”, comemorou. Assim como ele, Ivson Soares, 27, foi até a escola para emitir uma nova carteira de identidade. “Estava há 1 ano sem RG e com essa ação do Governo, ficou mais fácil para mim”, disse.

REVITALIZAÇÃO - A quadra José Bonifácio, pertencente à escola, deve ser revitalizada e o investimento previsto é de de R$ 120 mil na total requalificação do espaço. Entre os serviços que serão realizados estão a implantação de novos alambrados, pintura e iluminação. O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando em territórios mais vulneráveis do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru e Petrolina. 

Nessas localidades, o Estado atua buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Durante este ano, serão oferecidas seis mil vagas para ações culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco