quarta-feira, 16 de maio de 2018

Unidade de Saúde de Azeitona oferece teste de filariose

A Unidade de Saúde da Família de Azeitona I e II recebe a equipe da Secretaria de Saúde de Olinda para testes de filariose. A coleta de gota espessa hoje(16) e amanhã (17), na unidade localizada na Rua Belmiro Odilon de Oliveira, 170, no bairro de Peixinhos.

O exame é coletado no horário das 23h até 1h. Caso o resultado seja positivo, a coordenação da filariose entra em contato com o paciente para o início do tratamento. O funcionamento de coleta de exame nos pontos fixos é de segunda a quinta-feira, das 23h à 1h, no Hospital do Tricentenário, Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo; e no Serviço de Pronto-Atendimento de Peixinhos, Avenida Antônio da Costa Azevedo, 520, Peixinhos.

Filariose - Doença parasitária transmitida pela picada do mosquito culex (mais conhecido como pernilongo). A filariose se desenvolve quando ocorre o alojamento de parasitas (vermes filarias) no sistema linfático, gerando um inchaço extremo dos membros. O estado do paciente pode se agravar, caso não haja o tratamento correto, evoluindo a filariose linfática, conhecido popularmente como elefantíase, resultando no espessamento da pele, semelhante a uma pata de elefante.

Imprensa Olinda