quarta-feira, 30 de maio de 2018

Transformando aulas em experiências de aprendizagem incríveis


Neste sábado, 02 de junho, o ProfLab encerra sua temporada de formações criativas no semestre com o tema Design de Experiências de Aprendizagem. Guiada pelos educadores Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva, a formação acontece das 8h30 às 12h30 na unidade Aflitos da ABA Global Education. A experiência faz parte do projeto de inovação para a educação reconhecido pelo Google for Education e pelo MIT Media Lab e tem o objetivo de capacitar profissionais da educação em questões referentes a criatividade, uso de tecnologias e inovação.

Hoje é muito comum ouvir professores reclamando sobre a falta de interesse dos estudantes pelas aulas. O cenário se tornou um problema a ser enfrentado diariamente por aqueles que têm a missão de guiar a trajetória de formação dos nossos cidadãos. O que talvez muitos educadores não saibam é quais são as possíveis soluções para envolver os alunos.

Essa situação levou os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco Alex Sandro Gomes (Cin/UFPE) e Paulo André da Silva (CAV/UFPE) a estudar que tipo de contribuição o Design, área do conhecimento voltada para a solução de problemas, teria a oferecer para a educação. O resultado dos estudos gerou o livro Design de Experiências de Aprendizagem bem como a experiência de mesmo nome que integra o programa ProfLab de formações criativas.

Na vivência os professores são convidados a repensar o conceito de aula. Dessa forma os formadores acreditam que é preciso transformar o espaço de transmissão de conhecimento em uma experiência de aprendizagem realmente significativa. “O Design tem muito a contribuir com as práticas pedagógicas dos professores. É um elemento novo. Uma forma de pensar que ajuda o professor a ressignificar o que ele já vem fazendo”, comenta o formador Paulo André da Silva. A formação também apresenta diferentes formas de planejamento bem como recursos para a criação dessas experiências de aprendizagem incríveis.

Para participar do ProfLab é necessário realizar inscrição no link: http://www.souproflab.com.br/formacoes. A certificação de curso livre tem carga horária equivalente a 4 horas de aprendizagem. As inscrições são online e há possibilidade de compra parcelada e também via cartão de crédito.

Durante as turmas sempre são criados protótipos de experiências. Nesse processo surgem muitas reflexões. No vídeo disponível no link: https://youtu.be/q-8PPY_PBRM é possível acompanhar as reflexões que a professora da rede pública do estado de Pernambuco, Marcília Elane, compartilhou durante a formação.