quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sítio Histórico de Olinda ganha novas cores com o projeto Pinte seu Patrimônio

O Sítio Histórico de Olinda vem ganhando novas cores, reforçando ainda mais a importância de sua preservação. O projeto “Pinte seu Patrimônio”, desenvolvido pela Prefeitura da cidade, já proporcionou a revitalização em diversos imóveis, enchendo as ruas de beleza e incentivando os moradores. Desta vez, foi a casa de número 165 da tradicional Rua do Amparo que teve a fachada requalificada, incluindo também revestimentos, portas e janelas. Os interessados podem realizar o cadastro gratuitamente e receber a equipe em seu endereço para promover essa transformação.

A aposentada Alberlita Maria, de 78 anos, foi a contemplada do mês de maio no projeto e se mostrou satisfeita. “Achei a iniciativa fantástica. Não precisei contratar pintores e assim economizei. A minha casa ficou linda e cheia de vida, trouxe um novo visual e mais alegria para toda a minha família”, avaliou. O trabalho conta também com o auxílio de engenheiros, arquitetos e especialistas em patrimônio, sempre focados em manter as características originais. Com a medida, o poder público entra com a mão de obra e o morador com os materiais, estabelecendo uma parceria. Os técnicos acompanham a execução do início ao fim, fornecendo também orientações sobre a devida manutenção.

De acordo com o coordenador do projeto, Antônio Eduardo, a ação consegue ir além da pintura. “Quando somos acionados, uma equipe vai até o imóvel para realizar um diagnóstico estético. Além das tintas, podemos executar toda a recomposição da fachada, como reboco, pisos e revitalização da pedraria existente. O objetivo é de fazer o melhor” explicou. Conforme o técnico, o processo inclui também uma projeção computadorizada, com a aplicação de diversas tonalidades, dentro de seu contexto histórico. “O morador também pode acompanhar a esse processo e escolher de acordo com suas necessidades. A ideia é de promover um verdadeiro resgate”, disse.

Inscrição

Os interessados no projeto “Pinte o seu Patrimônio” podem realizar a inscrição presencialmente na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3439.1988.


Imprensa Olinda