sexta-feira, 18 de maio de 2018

Quem corre é mais feliz, aponta estudo

Um estudo feito pela Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, concluiu o que muita gente já desconfiava: quem corre é mais feliz. O levantamento analisou dados de mais de oito mil corredores para chegar a esta conclusão. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados disseram que correr com regularidade traz pontos positivos para a saúde mental e física, além de deixá-los com um sorriso no rosto. Outro ponto abordado é que os corredores ficam com um sentimento de pertencimento já que, muitas vezes, a corrida é feita em grupos, o que melhora também a vida social.

O benefício sentido por esses atletas não são apenas sensações, mas também podem ter uma explicação fisiológica. “Quando corremos acontece uma explosão de hormônios que nos faz sentir bem. A endorfina, um dos mais conhecidos, provoca um relaxamento no corpo, regula a fadiga e causa sensação de bem-estar”, comenta Fábio Santana, professor da Cia Athletica. A corrida também pode proporcionar uma sensação de liberdade quando feita ao ar livre.

A pesquisa britânica ainda aponta que compartilhar a execução do exercício nas redes sociais também pode contribuir para a felicidade. De acordo com o estudo, dividir o progresso com outras pessoas aumenta a chance de se comprometer em continuar com o exercício a médio e longo prazo. Para quem ainda tem dúvida dos benefícios do exercício, além da sensação de felicidade, a corrida ajuda na longevidade.

Em outro estudo divulgado pelo Journal Of The American Medical Association foi mostrado que, se um atleta corre com intensidade moderada, aumenta a expectativa de vida em cinco anos, para as mulheres, e seis anos para os homens. Isso se dá porque a atividade melhora as funções cardíacas, respiratórias, reduz a pressão arterial e melhora a absorção de oxigênio. Sabendo disso tudo não tem mais desculpa para não calçar o sapato e começar a correr.