terça-feira, 29 de maio de 2018

Projeto Parlamento Jovem pode ir para a Assembleia Legislativa de Pernambuco

Nesta terça (29), integrantes do Parlamento Jovem do Recife se reuniram com o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), que concedeu um voto de aplauso para os jovens parlamentares. Além disso, eles solicitam apoio do deputado para que a iniciativa do Parlamento Jovem chegue à Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Diante do apoio e da possibilidade de ampliação da iniciativa da juventude parlamentar, há quem não conheça o Projeto Parlamento Jovem e nem saiba que tem uma bancada diversa e é presidido por uma mulher, Vitória do Monte (foto). Da mesma forma que a bancada do Recife, são 39 representantes no Parlamento Jovem, cujos mandatos são de um ano. E consegue ser mais diverso do que a câmara oficial, pois entre os vereadores jovens, há, por exemplo, uma representante de religiosos de matriz africana e uma mulher trans. Inclusive, políticos da atual legislatura da Câmara iniciaram suas carreiras políticas no Parlamento Jovem, a exemplo de Renato Antunes (PSC).

Origem - O Parlamento Jovem foi criado por força de resolução número 01/2005, de autoria do então vereador Sílvio Costa Filho (hoje deputado estadual). Os jovens representam sete segmentos: social, cultural, universitário, secundarista, partidário, religioso e o trabalho e renda. O Parlamento Jovem tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo e da vida pública, abrindo as portas desta Casa de José Mariano para acolher o jovem do Recife.