terça-feira, 22 de maio de 2018

Ônibus é o transporte mais seguro



A Urbana-PE e as empresas associadas realizam este mês uma série de ações para alertar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. A iniciativa ocorre dentro da Campanha Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Dados do Ministério da Saúde apontam o ônibus como o meio de deslocamento mais seguro, responsável pelo menor índice de mortes no trânsito. O modal leva um terço da população, mas é responsável por uma em cada 200 mortes no trânsito, ou seja, 0,48% do total.

Na intenção de manter o baixo índice de acidentes, iniciativas estão sendo estimuladas, em todo o país, pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuem para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito. 

Na Região Metropolitana do Recife, os esforços envolvem outbus nos coletivos, cartazes, ações em terminais e capacitação para motoristas e cobradores. Algumas empresas de ônibus também farão atividade de reforço à campanha, inclusive com treinamentos práticos simulando a vivência no trânsito.

Campanha - A campanha preparada pela NTU introduz o ônibus urbano no Maio Amarelo, com peças publicitárias que reforçam a imagem desse transporte como o modal mais seguro do ponto de vista do trânsito e também para quem deseja aproveita a viagem de forma produtiva, lendo ou utilizando o celular. Com o mote "Vá de ônibus - por um trânsito mais seguro", as peças publicitárias reforçam que o coletivo é uma opção segura em diversas situações dos deslocamentos diários. E convida o passageiro a fazer sua contribuição para o trânsito seguro, optando pelo transporte público.

Tecnologia – Além das capacitações em direção defensiva, convivência com ciclistas e atendimento específico para idosos e pessoas com deficiência, algumas empresas contam com a ajuda da tecnologia para melhorar a segurança nas viagens. Uma operadora, por exemplo, conseguiu reduzir em quase 80% as ocorrências de freadas e arrancadas bruscas, curvas acentuadas e registro de velocidade acima do permito nas vias, com o apoio de tecnologias embarcadas na frota e sistemas de monitoramento e controle remoto da operação. 

Rodovias – Fora do contexto urbano, as rodovias também têm preparados seus alertas para estimular um trânsito seguro. Com tema: Sua Atitude Salva Vidas, a Concessionária Rota dos Coqueiros – que dá acesso a praias do Litoral Sul e corta a Reserva do Paiva – está levando informação para motoristas, pedestres e passageiros. A ação prevê exibição de vídeos educativos, orientação e palestras. Há três meses não ocorre nenhum acidente no trecho pedagiado. O local também investe em assistência médica com ambulância de resgate de prontidão 24 horas para realizar os primeiros-socorros.