quinta-feira, 17 de maio de 2018

"Nunca fui feliz em 129 anos"

Koku Istambulova, vive na Chechênia e faz 129 anos no dia 1º de junho. E ela declarou que queria morrer quando jovem porque em sua vida ele não teve "um dia feliz". A idade da mulher, a mais velha do mundo, é certificada pelo passaporte liberado pelo governo russo há alguns anos: a data de nascimento é 1 de junho de 1889. Mas Koku perdeu todos os documentos durante a segunda guerra chechena entre 1999 e 2009.

Castigo - Em 129 anos de vida , ela sobreviveu à Guerra Civil Russa, a Segunda Guerra Mundial e a deportação chechena de 1944. Ele tinha 27 anos quando a Revolução Russa derrubou o czar Nicolau II; tinha 55 quando a Segunda Guerra Mundial terminou e 102 quando a União Soviética entrou em colapso. Uma vida, segundo ela, «difícil», com dramas como testemunhar a morte de uma criança aos 5 anos de idade. E há seis anos ela perdeu sua última filha, Tamara. "Eu não escolhi viver tanto tempo - afirma - Ela escolheu Deus. Há pessoas que fazem de tudo para ficar em forma e viver bem - continua - eu não. Eu não fiz nada, exceto para comer pouco o que eu não gosto, carne e comer muito o que eu amo, leite fermentado ".

Com melancolia, afirma: "pra mim, viver é um castigo divino".

Supercentenários - O fundo de pensão russo afirma que há 37 pessoas com mais de 110 no país. Mas esses dados, incluindo a longevidade de Koku, são impossíveis de serem verificados devido à falta de documentação confiável sobre o nascimento ou a primeira infância. Desde a morte de Nabi Tajima, de 117 anos, no Japão, no dia 21 de abril, a mulher mais velha documentada do mundo é considerada Chiyo Miyako, nascida em 2 de maio de 1901, também japonesa.


Corriere della Sera - Itália