sexta-feira, 18 de maio de 2018

Olinda troca experiências com Paulista sobre central de monitoramento do trânsito

Mais respeito no trânsito é segurança para motoristas e pedestres, para todos que querem uma cidade cada vez melhor. Por isso, o secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, foi conhecer nesta quarta-feira (16.05) o monitoramento que é feito por câmeras do Centro Integrado de Segurança (CIS) da cidade do Paulista. Buscando entender a iniciativa para implementar em Olinda, o secretário olindense, acompanhado de integrantes da pasta, foi recebido pelo secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município vizinho, Manoel Alencar. 

O uso dos equipamentos para o monitoramento do trânsito é empregado em Paulista desde setembro de 2017, com oito câmeras ligadas 24 horas por dia durante toda semana. Sempre com um policial militar, um guarda municipal e um agente de trânsito acompanhando tudo que acontece. A estrutura pode ser adaptada da melhor forma que atenda a demanda da cidade, sempre colocando como prioridade que o respeito às leis do trânsito é muitas vezes inerente para a preservação da vida e a segurança das pessoas. Sem falar na mobilidade, que impacta diretamente na qualidade de vida. 

Conhecer iniciativas exitosas em outras cidades e trazer para Olinda é uma das práticas da gestão. Jonas Ribeiro explicou que o uso de videomonitoramento tem ainda um caráter educacional. "É um sistema que permite o acompanhamento de vários pontos da cidade em tempo real por uma central", pontuou. 

O secretário Manoel Alencar destacou que as imagens ficam gravadas e o sistema é integrado, podendo, como é feito no Paulista, atender demandas específicas de segurança e também de trânsito. Instaladas em pontos estratégicos da cidade, as câmeras passaram a ser uma importante aliada da gestão, com qualidade nítida da imagem captada. "É tecnologia integrada sendo usada para um serviço já reconhecido pela população", colocou. 

Imprensa Olinda