terça-feira, 22 de maio de 2018

Em Caruaru, Monte Bom Jesus é entregue totalmente requalificado

Em comemoração aos 161 anos de Caruaru, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Urbanismo e Obras, entregou, nesta sexta-feira (18), a obra do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus, que se deu pela requalificação de toda a sua área, bem como construção de novos espaços.

Com investimento de R$ 1,4 milhão, através de recurso próprio e do Fundo de Desenvolvimento Municipal – FEM, as obras do mais importante cartão postal da cidade tiveram início em outubro de 2017, sendo divididas em duas etapas.

Para esta primeira fase, foram entregues à população um receptivo turístico, requalificação do entorno da igreja, oito novas barracas para o comércio de tapiocas, área de lazer para crianças, requalificação dos mirantes norte e sul, área de convivência, recuperação total da escadaria principal, assim como implantação de corrimãos em toda a sua extensão, anfiteatro com arquibancadas, novos pontos de iluminação, um novo mirante e, ainda, a via sacra, com 15 estações, todas totalmente recuperadas.

“O que vocês enxergam aqui no Monte Bom Jesus é fruto do trabalho compartilhado de todos que fazem a Prefeitura de Caruaru. Cada novo e requalificado espaço do Monte foi pensado unicamente para as pessoas. Foi ouvindo e compartilhando ideias que chegamos a este tão lindo projeto, cheio de muita beleza e espaços totalmente adequados para o nosso lazer e de todos os turistas”, frisou a secretária de Urbanismo e Obras, Nyadja Menezes.

Além dos espaços requalificados e entregues, a população ainda contou com apresentações artísticas e culturais, com artistas locais, bem como área destinada para o registro fotográfico, com a instalação de um totem, oferecendo os serviços de impressão instantânea do registro.

“O que vimos hoje, com a qualidade da requalificação desta primeira etapa e das demais que serão feitas, é um presente aos 161 anos de Caruaru. Aqui, nós vemos que o que se faz é com muita força, com muita vontade de fazer, acontecer e de transformar a vida das pessoas. É também, com esta obra do Monte, que temos a certeza das grandiosas obras que estão por vir. Caruaru está de parabéns pelo novo espaço requalificado”, pontuou o deputado federal Bruno Araújo, também presente na ocasião.

Para a segunda etapa da obra, que será iniciada em breve, estão previstas a construção da quadra poliesportiva, recuperação das escadarias secundárias e construção de uma creche. “É com esta grande e belíssima obra do Monte Bom Jesus que conseguimos resgatar as tradições da nossa gente, resgatar os símbolos da nossa identidade cultural. Sem dúvidas, o Monte trouxe outra visão, com mais alegria, mais espaços para nosso lazer, mais visão dos pontos da nossa cidade. Esta obra foi pensada para vocês, para toda a nossa população e, acima de tudo, para todos que amam Caruaru. Vamos continuar seguindo em frente, com mais espaços que serão inaugurados em breve. Assim, vamos chegando em muitos lugares que há muito tempo não se chegava”, afirmou a prefeita Raquel Lyra.

“Falar das obras no Monte é, acima de tudo, falar em oportunidade. Foi através deste projeto que consegui um espaço para voltar ao mercado de trabalho, atuando na minha profissão de pedreiro. Sem dúvidas, uma obra de resgate do nosso Monte Bom Jesus, só tenho a agradecer”, frisou o pedreiro Marcos Antônio, que participou das obras de requalificação.



Comércio e geração de empregos: Para o comércio e venda de tapiocas e outros produtos alimentícios nas barracas do Monte Bom Jesus, os comerciantes/tapioqueiras passaram por curso de formação culinária e gastronomia. Já na área de geração de emprego, diversos moradores da própria comunidade fizeram parte do quadro de funcionários contratados para execução dos serviços, que seguem para a próxima etapa, bem como na área do comércio artesanal, que trará mais empregos para a cidade, com a comercialização de produtos no local. 



Espaços novos e requalificados no Monte Bom Jesus:



· Construção de um receptivo, com atendimento ao turista, sala multiuso, velário, casa de promessas e banheiros públicos;

· Passeio em intertravado em todo o entorno da igreja;

· Rampa de acessibilidade;

· Recuperação do piso da igreja;

· Instalação de guarda-corpo nas laterais da igreja;

· Instalação de seis postes no entorno da igreja;

· Construção de oito barracas (em tijolo maciço, com coberta em telha canal) para tapioqueiras;

· Implantação de brinquedos em madeira, sendo eles: balanço, gangorra e escorrego;

· Instalação de guarda-corpo nos mirantes Norte e Sul existentes;

· Construção de área de convivência, com pergolado de madeira, bancos e mesinhas em concreto;

· Recuperação dos degraus e patamares da escadaria principal, assim como implantação de corrimãos em toda a sua extensão;

· Construção de anfiteatro com arquibancadas, iluminação e um novo mirante;

· Construção de área multiuso;

· Implantação de pavimento em intertravado em frente à área de convivência.


Imprensa Caruaru