sexta-feira, 18 de maio de 2018

Eleições 2018: Os desafiantes

Nestas eleições, previstas para outubro, é tempo de desafios para alguns pré-candidatos. Dois deles, que poderiam tentar a reeleição onde estão (e segundo fontes, seriam reeleitos facilmente), preferiram alçar maiores voos para alcançar melhor representatividade. Os outros dois, embora sejam militantes no meio universitário, decidiram encarar uma disputa eleitoral pela primeira vez. Estamos falando de Chico Alencar e Marcelo Freixo (ambos do PSol -RJ), que pretendem, respectivamente, tentar o Senado e a Câmara Federal. Os outros dois são a Cientista Política, Mara Telles (PCdoB-MG) e o estudante de Jornalismo, Marcelo Aprígio (PSB-PE), ambos pré-candidatos a deputados estaduais. 


Chico Alencar - O deputado federal está em seu quarto mandato e este ano lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal. Ele justifica sua empreitada: "O Senado é um espaço onde o PSOL não tem representantes. É identificado, com razão, como casa conservadora, dos velhos caciques políticos. O povo do Rio de Janeiro, por sua tradição rebelde, criadora e progressista, precisa de uma voz lá que questione a carcomida política da reprodução do poder coronelista, dos feudos, das negociatas".



Freixo - O padrinho político da vereadora Marielle Franco (1979 -2018), o deputado estadual Marcelo Freixo, está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Teve notabilidade nacional ao presidir a CPI das Milícias, na assembleia fluminense (e que tinha Marielle em sua equipe). Chegou a se candidatar à prefeitura do Rio de Janeiro e foi ao segundo turno, quando perdeu para o Bispo Crivella. Mesmo assim, conseguiu mais de 1 milhão de votos. Agora quer tentar a Câmara Federal e fortalecer a bancada de seu partido. 




Mara - A historiadora, cientista política e professora universitária assinou filiação ao PCdoB e este ano quer tentar seu primeiro mandato como deputada estadual por Minas Gerais. Participou da edição deste ano do Big Brother Brasil, onde passava as madrugadas discutindo política com colegas de confinamento, e, ao ser eliminada, gritou "Fora Temer" ao vivo. Mas ela tem um grande histórico, tanto como acadêmica e pesquisadora, e também como militante. Mara possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).

Marcelo - O estudante de Jornalismo e militante Marcelo Aprígio é filiado ao Partido Socialista Brasileiro e pretende candidatar-se a deputado estadual. Quando questionado sobre a baixa popularidade de políticos do partido, como Paulo Câmara, ele tem uma resposta certeira. "Eu sempre pensei que mesmo com os erros, eu não poderia sair do partido. A resistência tem que ser das bases: de dentro pra fora. Além do mais, quando entrei no partido, em 2014, vi que o PSB vinha errando. E eu tenho resistido nesse sentido: me pondo contra esses erros e chamando, junto a camaradas de Norte a Sul do Brasil, o PSB de volta pro seu lugar, que é na esquerda. Depois de muita luta, vemos o PSB regressar aos poucos para de onde nunca deveria ter saído".