quarta-feira, 16 de maio de 2018

Caruaru: entregue I Etapa da Feira da Fundac

A primeira etapa reestruturada da Feira da Fundac foi entregue, na tarde dessa terça-feira (15), e faz parte das comemorações alusivas ao aniversário de 161 anos da cidade, celebrado na próxima sexta-feira (18). O evento ocorreu no galpão onde será instalado um camelódromo e contou com as presenças da prefeita Raquel Lyra, do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, do ex vice-governador João Lyra Neto, secretários, vereadores, empresários e comerciantes do local, além de representantes do Grupo Royal Brasil e Tôrres & Nóbrega Imobiliária, proprietário e administradora do empreendimento, respectivamente. 

A obra, que é uma Parceria Público-Privada (PPP), tem projeto da Prefeitura de Caruaru, que fiscaliza o andamento junto com a Associação dos Sulanqueiros, e recursos financeiros da Royal Brasil, proprietária do terreno. Nessa primeira etapa, foram entregues 290 módulos, com 14 bancos cada; iluminação; duas praças de alimentação; camelódromos; três baterias de banheiros; aproximadamente 16 mil metros de ruas pavimentadas e estacionamento para mais de 2 mil veículos. A previsão é que até o final de agosto a obra seja totalmente concluída. 

A iniciativa de melhorias se deu após várias visitas da prefeita, junto ao secretário Extraordinário da Feira, José Pereira, ao local, para onde ambos procuravam uma solução. “No ano passado, a prefeita foi até São Paulo e negociou a parceira com o empresário Marcelo Lima, proprietário da Royal Brasil”, relatou José Pereira. “As negociações duraram cerca de três meses. Em novembro, foi assinado o Termo de Compromisso; em janeiro, foram iniciadas as obras; e estamos, hoje, dia 15 de maio, escrevendo um capítulo importantíssimo na história da Feira de Caruaru”, completou o secretário.

“Quando a gente começou a fazer a obra, junto com Pedro Moura, Lenilson Torres, Pereira e outros envolvidos, muita gente ironizou, dizendo que não era com o dinheiro da Prefeitura”, relembrou a prefeita. “Mas o que nós precisamos é de iniciativa, assim como estamos em parceria com outras empresas que estão fazendo pavimentações e empreendedores privados que investem em Caruaru. Precisamos que eles também deem a sua contrapartida e nos ajudem a fazer a nossa cidade crescer.” 

A prefeita Raquel Lyra ressaltou a força de sua equipe de governo, aliada à população. “Para aqueles que ficam 'botando gosto ruim', dizemos que a nossa aliança é com o povo de Caruaru e é com ele que a gente está fazendo as transformações de que a nossa cidade precisa”, afirmou. “E nós vamos continuar nessa 'pisada', porque aqui não tem gente fraca pra não aguentar pressão. A gente aguenta a pressão, a gente faz as obras acontecerem, na marra, porque muitas vezes a máquina pública sequer está pronta para os investimentos que a cidade precisa fazer, mas a gente faz acontecer", completou.

Ordem de Serviço e EcoBikes


Na ocasião, foi assinada pela prefeita Raquel Lyra a Ordem de Serviço para que a construtora licitada inicie a reforma dos banheiros antigos e a construção de três novas baterias, no Parque 18 de Maio, no valor de R$ 737.886,88. Os banheiros que serão reformados são os localizados na Feira da Brasilit, no Mercado de Farinha, Mercado de Goma e Feira do Troca. Foram, também, apresentadas as Ecobikes: bicicletas que serão conduzidas por catadores de lixo reciclável, cadastrados pela Asproma, que farão coleta no Parque 18 de Maio.

Imprensa Caruaru