sexta-feira, 18 de maio de 2018

Alerta para acidentes de trânsito mobiliza usuários do HMA

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, reuniu especialistas, nessa sexta-feira (18), em seu auditório, para falar de um assunto importante e grave: acidentes de trânsito. Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre o assunto, o Serviço Social e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NEPI) do HMA promoveram uma palestra aos usuários, com o coordenador de Educação para o Trânsito, Ícaro Barros, da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura do Paulista; o ortopedista do HMA, Fagner Athayde; e a enfermeira Isabelly Aquino de Souza, gerente do NEPI.

Ícaro Barros iniciou falando sobre o surgimento do Maio Amarelo e a importância da educação no trânsito como principal forma de evitar acidentes. “Somente quem é vítima ou tem um parente internado por causa de um acidente de trânsito sabe como se transforma a vida dessas pessoas. É um longo tempo de hospital e, depois, de fisioterapia, que muda radicalmente a vida do acidentado”, destaca. E o que mais choca, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, é que 90% desses acidentes são causados pelo fator humano.

Dr. Fagner Athayde corrobora essa afirmação. O ortopedista destaca a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, a exemplo dos capacetes no caso dos motociclistas. “Nós vemos diariamente, aqui no hospital, motoqueiros com mutilações graves por falta até de um sapato”, explica. O especialista também falou sobre o atendimento ao acidentado: “quem mexe numa vítima de acidente de trânsito é o socorrista. Quem quiser ajudar apenas sinalize a via para evitar novos acidentes”. E reforçou a necessidade da educação no trânsito através de uma pesquisa da Polícia Rodoviária Federal que mostrou não ser a estrutura viária a grande culpada pelos acidentes, mas, sim, a falta de educação dos motoristas. “A cada 4 mortes no trânsito, 3 ocorrem em pista seca e mais de 70% em retas. Isso demonstra o quanto o motorista não está educado para o trânsito”.

Por fim, a gerente do NEPI, enfermeira Isabelly Aquino de Souza, falou dos registros de internamento no HMA relacionados a acidentes de trânsito. No período de janeiro a abril deste ano, a unidade recebeu 564 acidentados no trânsito, 72,2% deles com motocicletas. De acordo com Isabelly, o tratamento desses pacientes envolve gastos, tanto de tempo quanto de dinheiro, que poderiam ser evitados se existissem ações de prevenção. E concluiu a palestra com uma consideração importante: “nossas escolhas refletem nossas atitudes. Isso também no trânsito”.


Com informações da jornalista Iana Gouveia