quinta-feira, 31 de maio de 2018

Ações voltadas à inclusão e garantia de direitos no São João de Caruaru

Durante o São João de Caruaru 2018, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), estará atuando nos festejos juninos com diversas ações voltadas à inclusão e garantia de direitos. As pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida, terão à disposição o Camarote da Acessibilidade no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, durante os dias de apresentações do palco. Os principais polos de animação receberão as equipes de abordagem social, que estarão realizando a distribuição de panfletos informativos, adesivos, e fixação de cartazes junto a comerciantes e ambulantes, com a divulgação dos canais de denúncia (Disque 100 e Disque Denúncia Agreste), e orientando quanto a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

Os profissionais envolvidos nas atividades contarão com a participação do Conselho Tutelar em todas as abordagens que serão voltadas também para taxistas, mototaxistas, e transporte alternativo. As equipes percorrerão locais como o Parque de Eventos, Parque 18 de maio, comércio (formal e informal), Alto do Moura, Estação Ferroviária, Polo Azulão, polos rurais, assim como nas festas das comidas gigantes. As ações também preveem o pré-cadastramento de crianças e adolescentes identificadas em situação de violação de direitos, com distribuição de pulseiras de identificação para os pequenos, facilitando a identificação em caso de perdas pelos pais. O Espaço de Proteção será mantido no Pátio de Eventos e no Alto do Moura, para onde serão levados os casos identificados, que serão posteriormente encaminhados para a rede de proteção, como CRAS ou CREAS, quando necessário.

A SDSDH também terá um calendário de eventos no período, como a 19ª Edição do Arraial do Idoso, no Polo das Quadrilhas, que será realizado no dia nove de junho, a partir das 14h. O cantor Kinho Ramalho garantirá a animação do pessoal da ‘boa idade’. No dia de São João, em 24 de junho, será realizada a Fogueira de Sàngò, evento religioso de tradição e respeito à diversidade das religiões de matriz africana, que marca, pela segunda vez, os festejos juninos da cidade. Já em 28 de junho, quando se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), será realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento intitulado de ‘Intervenção Cultural LGBT no São João de Caruaru’. Nesta edição, a festa será realizada no Polo Camarão, a partir das 20h30, e contará com falas de movimentos sociais e apresentações artísticas de Marcos Mercury, Banda As Fulô, Edmilson do Pífano e Toinho do Baião.

Imprensa Caruaru