sexta-feira, 20 de abril de 2018

Prefeitura de Caruaru dobra o abastecimento de medicamentos no município

A Secretaria de Saúde de Caruaru implantou um novo modelo de gestão na Assistência Farmacêutica através da criação de uma Gerência de Assistência Farmacêutica em seu organograma funcional, o que resultou em um aumento de 110% no número de abastecimento dos medicamentos nas farmácias da rede municipal.

Logo no início das atividades, primeiro semestre de 2017, foi diagnosticado um percentual de abastecimento de 38%, com as ações e medidas prioritárias de controle e redimensionamento da Assistência Farmacêutica, consequentemente houve uma elevação do índice para 80%.

De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica, Jean Batista de Sá, um dos produtos que gerava impacto a assistência era a falta das fitas para medição da glicemia capilar, utilizada por pacientes diabéticos para verificação diária dos níveis de glicose. “O produto é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e como até o momento não foi resolvido à distribuição ou repasse financeiro pela mesma, a Secretaria Saúde de Caruaru adquiriu e está mantendo regular a assistência aos pacientes”, explicou.

A Gerência de Assistência Farmacêutica reúne um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da Assistência Farmacêutica, com objetivo de promover o acesso aos medicamentos através do seu uso racional. A educação permanente para farmacêuticos e auxiliares de farmácia está sendo desenvolvidas com o intuito de qualificar os profissionais e melhorar a assistência prestada. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 6,5 milhões na compra de medicamentos.

Imprensa Caruaru