sexta-feira, 20 de abril de 2018

Instituto MRV divulga nomes dos projetos vencedores da terceira Chamada Pública

Gaia +, de Piracicaba/SP, Casa de Educação para a Sustentabilidade, de Rio das Ostras/RJ, Vila Progresso, de São Paulo/SP e Educando Para a Vida, de Campinas/SP, foram os projetos mais votados pelo público no Programa Educar para Transformar Terceira Chamada Pública de Projetos, do Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia.

Os quatro projetos vencedores receberão cada um a quantia de R$80 mil para se desenvolver e contribuir ainda mais com a comunidade. Além desse aporte financeiro, os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento na sede da MRV Engenharia, em Belo Horizonte, que irá capacitá-los em diversas áreas.

Para Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV, a educação é o principal alicerce para o desenvolvimento de um país. Por isso, a MRV, por meio do Instituto, procura investir, apoiar e fomentar boas ideias nessa área. “O Educar para Transformar busca propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. Nosso objetivo é contribuir de maneira positiva para os projetos selecionados, propiciando novas oportunidades para os jovens e crianças atendidas”, afirma o executivo.

A Chamada Pública do Instituto MRV acontece anualmente e podem se inscrever instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas maiores de 18 anos nas cidades onde a companhia atua. Este ano, mais de 900 propostas foram registradas e passaram por uma comissão avaliadora que levou em consideração critérios com: alinhamento do projeto com a realidade da comunidade e áreas de atuação do programa, viabilidade técnica e financeira, compatibilidade de cronograma, capacidade de sustentabilidade do projeto, benefício social e potencial inovador da iniciativa. Entre esses, 13 projetos foram selecionados e passaram pela votação popular por meio do site do Instituto MRV.

Projetos vencedores

· Gaia +
Projeto de educação complementar que atende crianças e jovens, possibilitando que atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação, esporte e da integração entre corpo e mente para construírem um mundo melhor.

· Casa de Educação para a Sustentabilidade
Voltado para jovens, crianças e educadores da rede pública de ensino da região e do entorno, o objetivo deste projeto é a bioconstrução de um centro de referência para abordar assuntos relativos ao reaproveitamento de resíduos plásticos, hortas robotizadas, além da realização de workshops e treinamentos direcionados.

· Vila Progresso
Por meio de aulas, palestras e oficinas de temas diversos, como empreendedorismo, direitos humanos psicologia social, direito da mulher, reciclagem e experiências cientificas, o projeto pretende impactar mais de 250 crianças e jovens da Vila Progresso.

· Educando Para a Vida com autoconhecimento
Oferece programas socioeducativos visando desenvolver o autoconhecimento e ética cidadã. Serão realizadas oficinas para formação de potenciais, horta e espaços educativos. O yoga e meditação, incorporados às atividades, à construção de ambientes de aprendizagem pela comunidade e a utilização de pedagogia própria, cujos pilares são a Maiêutica e o Ensino Peripatético, promovem a educação transformadora, despertando o empreendedorismo, design thinking, cidadania e liderança.