quinta-feira, 19 de abril de 2018

Eleições 2018: Pré-candidatos anunciam representatividade


Os retratados na ilustração acima são pessoas públicas que, ainda que três deles não tenham mandatos no momento, já estão trabalhados na representatividade política em Pernambuco. À exceção de Pedro Josephi, que anunciou estar fora da disputa eleitoral deste ano, os demais anunciaram em suas redes sociais que vão entrar na briga pelo voto dos pernambucanos. Vejam as falas de cada um:

Alexandre L'Omi L'Òdo

O sacerdote juremeiro e mestre em Ciências da Religião, Alexandre L'Òmi L'Òdo, anunciou sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Determinado a representar os povos de terreiro (Umbandistas, Candomblecistas, Juremeiros e outras religiões indígenas e afro-brasileiras), L'Òdo assinou sua ficha de filiação ao PCdoB após anos militando pelo PT. 

"Vamos juntos e juntas conquistar nossos espaços! Não podemos adiar mais o que nos foi dado como missão pelos nossos grandes guerreiros ancestrais, que são nossos heróis, como Malunguinho, Zumbi, Dandara, Pai Paulo Braz Ifátòògùn, Badia, Mãe Biu, Pai Adão, Mestre Afonso, e tantos outros e outras, que deixaram um legado de luta para ser honrado por nós. Sigamos de mãos dadas com fé e alegria!"

Ivan Moraes Filho 

O vereador do Recife anunciou que é pré-candidato à Câmara Federal e tem o objetivo de fortalecer a bancada do PSol no Congresso Nacional (que hoje conta com seis parlamentares, a maioria do eixo Rio-São Paulo) e romper a cláusula de barreira, um fantasma para partidos mais jovens, como o caso do PSol. Em caso de vitória, quem deve assumir sua vaga é a hoje pré-candidata ao Senado, Albanise Pires. 

A quem pergunta porque Ivan não sai para deputado estadual, o pré-candidato responde: "Minha entrada e “carreira” na política institucional não é pautada por interesses pessoais ou pontuais. Eu entrei nessa porque, junto com uma galera massa, eu quero mudar as coisas. Historicamente, tenho militado em causas que precisam de representação em Brasília". Há anos, o parlamentar milita pela democracia na Comunicação, apoio às causas LGBT, antiproibicionista e acima de tudo, um poder público agregador para os brasileiros.

Liana Cirne Lins

A professora universitária e colunista de portais de esquerda como o Mìdia Ninja anunciou sua pré candidatura logo após a detenção de Lula, no início do mês. Filiada ao PT há menos de um ano, no plano estadual é uma das líderes mais aguerridas a apoiar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, enquanto outros nomes do partido defendem uma aliança com o Palácio das Princesas. Liana tornou-se conhecida dos pernambucanos ao se tornar advogada militante do coletivo #OcupeEstelita

"É impossível ouvir as palavras de Lula e não se sentir conclamada à luta. Nosso tempo não nos permite a covardia e a omissão. Esses são tempos difíceis que exigem de nós coragem, indignação e determinação. Eu sou Lula. E como Lula não vou recuar, nem fraquejar.. Amigas e amigos: quero anunciar publicamente que sou pré-candidata à deputada federal pelo PT de Pernambuco. Espero contar com vocês na defesa da liberdade, da inocência e do legado de Lula".


Pedro Josephi

Ao contrário dos anteriores, o advogado Josephi anunciou que não iria se candidatar este ano. Alegando não ser fácil abrir mão de sua vida pessoal, e depois de refletir junto aos familiares e amigos, o militante achou por bem não enfrentar uma campanha político-partidária. Mas isso não significa que ele estará fora das lutas sociais.

"Por isso, publicizo que não serei candidato a qualquer cargo neste ano de 2018. Sempre acreditei que a política não se faz apenas nas eleições, e em toda minha vida de militância ser candidato foi um tarefa, uma convocatória para representar no processo eleitoral sentimentos, ideias e projetos coletivos. E sigo acreditando nisto e contribuindo com as lutas sociais em que estou engajado".