sábado, 21 de abril de 2018

Crianças e o meio ambiente em Olinda

Se cuidar do meio ambiente é investir no futuro dos olindenses, ter como aliados os pequenos e pequenas é fundamental. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural da cidade está apostando todas as fichas no desenvolvimento de palestras e atividades diariamente com estudantes da rede municipal de ensino. Seja na sede da pasta, na Estrada do Bonsucesso; na Mata do Passarinho, no bairro que dá nome à Reserva; ou com visitas nas escolas, os temas centrais são abordados de acordo com o mês, de forma integrada. Em abril, a importância dos índios, do planeta Terra e da Caatinga é explicada, sempre de forma didática e dinâmica para a criançada. Começar preparar essa meninada desde cedo é o caminho para um horizonte com mais vida e mais verde.

Nesta quarta-feira (18.04), foi a vez de estudantes da Escola Ministro Marcos Freire, do bairro de Águas Compridas, irem até a secretaria. Na sala preparada para eles, entre o olhar curioso e os ensinamentos passados, as lições aprendidas estavam na ponta da língua, como demonstrou Maria Eduarda, do sexto ano. 

"É importante cuidar da natureza, não jogando a sujeira na rua, nos rios. Separar o lixo também é bom para todo mundo", afirmou, enquanto lanchava. Sim, porque de barriga vazia não se aprende nada e o conhecimento aqui vem acompanhado de uma comida gostosa, entregue com todo carinho pelos profissionais da secretaria. 

O secretário executivo de Meio Ambiente, Leandro Dantas, explicou que existe todo cuidado na forma como é feita a abordagem, buscando uma comunicação simples e envolvente. "É uma das prioridades da gestão é estimular esse tipo de conscientização, levando sempre conhecimento, orientações", colocou. 

Os estudantes que participam das atividades na Mata do Passarinho encontram ainda um cenário bem mais propício para a imersão no conhecimento. A Reserva possui 14 hectares de Mata Atlântica. Está localizada no bairro de Passarinho, na bacia hidrográfica do Rio Beberibe, próxima aos bairros do Alto da Bondade, Caixa D’Água, Águas Compridas e dos córregos dos Carneiros e do Abacaxi. Espécies como Jacarandá, Pau Sangue, Oiti, Sucupira e Visgueiro compõem a flora local. Além disso, conta com trilhas abertas na mata e um açude. Este espaço é considerado um dos últimos resquícios de Mata Atlântica na cidade de Olinda. 

Imprensa Olinda