sexta-feira, 20 de abril de 2018

Confiança do empresário de PE cai em março, mas segue estável

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco caiu 2,3 pontos na passagem de fevereiro para março de 2018, apresentando leve tendência de retração com relação ao mês anterior. Sendo assim, o ICEI do Estado alcançou 55,7 pontos. Apesar da baixa, a confiança do empresário local não apresentou grandes variações com relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, estar acima dos 50 pontos indica otimismo.

O ICEI é composto por dois subcomponentes: ‘Expectativa’ e ‘Condições atuais’. Sobre o primeiro, o índice que mede a sensação de expectativas caiu 2,8 pontos na comparação com fevereiro de 2018 e atingiu 59,2 pontos no Estado. O índice é 0,3 ponto superior ao registrado em março de 2017.

Já o de ‘Condições Atuais’, foi registrada uma queda de 1,5 ponto em relação ao mês anterior e marcou 48,6 pontos. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o índice apresentou declínio de 0,4 ponto, mantendo-se praticamente estável. Os subcomponentes desse índice - que avaliam as condições atuais com relação à economia brasileira (49,1), à empresa (49,1) e ao estado (46,2) - recuaram com relação ao mês anterior, permanecendo abaixo dos 50 pontos, indicando que o empresário percebe piora das condições correntes de Pernambuco. 

Brasil - Diferentemente do resultado de Pernambuco, o ICEI dos empresários brasileiros se manteve praticamente estável, saindo 58,9 em fevereiro deste ano para 59,0 pontos, em março. Cenário bem semelhante ao do Nordeste, em que o ICEI regional registrou 58,6 em fevereiro e 59,0 em março. 

Imprensa FIEPE