terça-feira, 24 de abril de 2018

Caruaru: Aulas gratuitas de hidroginástica para gestantes


Promover bem estar e qualidade de vida para a população de Caruaru tem sido uma das prioridades da gestão municipal. Diante disso, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), vem desenvolvendo o programa Mergulhando na Saúde para as gestantes do município. O projeto lançado em outubro de 2017 conta com o apoio da Uninassau e consiste em oferecer aulas de hidroginástica gratuitas para as mulheres grávidas atendidas pelo Programa Municipal da Primeira Infância, da Secretaria de Saúde, cadastradas no Cadúnico e/ou Bolsa Família, que estejam realizando o pré-natal em uma das USFs do município.

As aulas são ministradas nas terças e quintas, das 14h às 15h, no Parque Aquático do Colégio Municipal Álvaro Lins. Para as gestantes interessadas em participar, o primeiro passo é procurar a USF mais próxima e realizar o pré-natal, onde deverão solicitar uma declaração médica que comprove a gravidez de baixo risco, sem objeção para fazer hidroginástica. As candidatas precisam estar com gestação acima de 14 semanas. Com o atestado e a documentação pessoal em mãos, é só procurar a Secretaria de Políticas para Mulheres para o ingressar no programa. O horário de atendimento é das 08h às 17h, de segunda à sexta, no endereço: Rua Padre Rolim, nº 40, Bairro Maurício de Nassau.

“Desde que iniciamos o programa, os relatos que temos recebido das participantes dizem respeito à promoção da qualidade de vida dessas gestantes em relação à capacidade física, respiratória e ao momento do parto, onde a hidroginástica tem sido uma ferramenta maravilhosa para facilitar esse processo e também de sociabilização dessas mulheres. É o momento dedistensionamento do stress. É Caruaru no caminho de proporcionar inclusão social e alternativa de diretos para as nossas cidadãs”, ressaltou a secretária da SPM, Perpétua Dantas. 

A gestante Luara da Silva, frequentadora assídua desses encontros, falou da satisfação de participar do programa. “Eu tive aqui uma oportunidade de conhecer pessoas diferentes e fazer exercícios para que minha bebê possa nascer saudável, e como eu quero um parto normal, vai ser favorável para ela, e para mim, mais ainda. Amei participar do programa”, celebrou. Para Wedja Ferreira, tem sido um afago poder dividir esse momento com as colegas de turma. “É muito bom para o desenvolvimento do nosso bebê receber esse acompanhamento e viver essa experiência com outras grávidas”, pontuou.

Imprensa Caruaru