quinta-feira, 15 de março de 2018

Uerj tem banheiros com pichações homofóbicas



Alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) têm convivido com constantes ameaças preconceituosas, que estão sendo pichadas nas paredes da instituição. Os dizeres incluem ameaças de morte com teor homofóbico.

As mensagens são escritas de vermelho em paredes brancas. Elas são assinadas com um símbolo que parece a cruz suástica. Os textos são semelhantes e condenam relações homosexuais. "Se pegarmos viado se chupando e dando o c* cagado nessa porra, vai morrer os dois!! Outubro tá chegando!!", diz uma das ameaças.

Alguns registros foram feitos nos banheiros do 8º andar do campus no Maracanã e circulam em redes sociais. O G1 conversou com alunos da Uerj sobre os episódios e foi informado que os casos acontecem desde meados de 2017. Além do 8º andar, outros espaços do edifício também viraram alvo das manifestações de ódio.

Um universitário que frequenta o curso de História afirmou que em seu andar, o 9º do mesmo prédio, também há pichações. De acordo com ele, o pavimento é marcado pelo conflito de opiniões entre os cursos. “Esses casos acontecem desde meados do ano passado. O nono andar é metade do curso de Educação Física e o outro lado é o curso de História, é tipo uma ‘Faixa de Gaza’”, afirma.




Os estudantes debateram sobre o assunto e pensam em cobrar alguma atitude dos responsáveis acadêmicos da Uerj. De acordo com eles, algo tem que ser feito em relação a esses episódios.

“Não é nos banheiros mais embaixo onde tem circulação de várias pessoas, isso é no alto do prédio. Podem dizer que isso acontece porque pessoas de fora passam lá, mas são alunos que frequentam esses locais. Se isso acontece dentro dos muros da Uerj, os responsáveis acadêmicos da tem que estar dentro dessa responsabilidade”, disse um aluno.

O G1 questionou a Uerj sobre os casos de ameaça aos alunos nas paredes da universidade. A administração respondeu que repudia qualquer manifestação de ódio e intolerância em suas dependências. Além disso, a nota diz ainda que “as pichações referidas são em paredes de dois banheiros no 8º andar do Pavilhão João Lyra Filho e serão devidamente apagadas pela equipe de manutenção”.

Portal G1