quarta-feira, 14 de março de 2018

Pesquisa mostra que brasileiro desconhece que hábitos do dia a dia podem evitar o câncer


Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica mostrou que o brasileiro dá muito valor a fatores de origem genética e familiar e não sabe que os hábitos do dia a dia, como fazer atividade física e uma alimentação equilibrada, pesam no desenvolvimento do câncer. “Praticar exercício físico regularmente, evitar consumo exagerado de gordura, alimentos enlatados, defumados, carboidratos, álcool e não fumar. O tabagismo é uma das principais causas de cânceres, inclusive”, alerta Dr. Rafael Caires, oncologista da Multihemo, sobre medidas preventivas da doença.

Além de todos esses hábitos, é fundamental que o indivíduo esteja sempre com os exames em dia. Quanto mais cedo for diagnosticado da doença, maiores são as chances de cura. Segundos dados da OMS, mais de oito milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa de algum tipo de câncer. O número é duas vezes e meio maior que a quantidade de pessoas que vão a óbito por complicações de doenças relacionadas à AIDS/HIV, tuberculose e malária juntas.

No Brasil, o câncer mais comum nos dois sexos é o câncer de pele. Para as mulheres, o segundo lugar fica o de mama seguido pelo de colorretal e de útero. Já para os homens, a segunda maior incidência fica com o câncer de próstata e pulmões e colorretal em terceiro e quarto lugar respectivamente. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer.