sexta-feira, 16 de março de 2018

Olinda: Resgate de bicas centenárias do Sítio Histórico

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou uma Ordem de Serviço, com investimentos de R$ 185 mil, para a restauração das bicas de São Pedro, Rosário e Quatro Cantos, instaladas no Sítio Histórico. Peças centenárias e tombadas, que contam grande parte da história da cidade, as fontes serão revitalizadas por meio de parceria do município com o Governo Federal. O trabalho, com prazo estimado em 100 dias, será iniciado já de imediato, e inclui a reforma geral das áreas frontais e pisos, além de uma nova iluminação e a instalação de filtros para tratamento da água. Ao lado da população, que acompanhou de perto a solenidade, o gestor destacou a importância cultural e também funcional dos equipamentos.

“Após tantos anos maltratadas e sem qualquer serventia, nós teremos, muito em breve, a alegria de entregar as três bicas para os moradores e todos aqueles que nos visitam. São locais que a população tem muito carinho e que relembram o passado e a formação da nossa cidade”, destacou o prefeito. Pelo projeto, as fontes receberão filtros dosadores de cloro, permitindo que a água seja tratada e adequada para a utilização. O convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para o segmento das cidades históricas, como Olinda. 

Conforme o secretário municipal de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, o compromisso de zelo pelo patrimônio público deve ser estendido a todos os cidadãos. “São locais belos e conhecidos mundialmente. Além da nossa manutenção, quando estiverem prontos vão precisar da conscientização das pessoas para não pichar, jogar lixo e manter sempre o ambiente convidativo”, ressaltou. O gestor do Iphan, em Olinda, Fernando Augusto, destacou a parceria com o município. “Esta é a terceira, das 14 obras que serão executadas com recursos da União, reforçando a natureza cultural e artística que faz Olinda ser tão admirada”, disse. 

Imprensa Olinda