sábado, 17 de março de 2018

#MariellePresente Não dá mais pra shippar #Monielle

Com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ), cresce uma mobilização nacional em resposta à militância da legisladora, até porque a sua morte brutal foi também um ato político, ainda que, claro, involuntário. 

Muito se falou da vida de Marielle: da filha, a estudante universitária e militante Luyara, de 19 anos. Das suas origens, negra, pobre e favelada, de sua vitoriosa carreira acadêmica (formada em Sociologia com mestrado em Administração Pública) e principalmente de sua carreira pública.

Mas um aspecto (sempre enfatizado por ela em vida) quase passa batido pela maioria das coberturas jornalísticas: Marielle era lésbica e tinha uma união estável com a arquiteta Mônica Benício (ajoelhada na foto). Nas redes sociais de ambas, o registro de uma vida feliz e com muito amor, uma vida interrompida pela violência.

Marielle lutava pelas mulheres, pobres, negros e LGBTs não apenas pela empatia de alma, mas principalmente por ela mesma ser mulher, pobre, negra e LGBT, pelo direito de viver feliz e em paz independente de classe social, cor da pele, gênero ou orientação sexual. Ela era luta sim, mas também era amor. Muito amor.


Shippando - Um costume da geração Millenial nas redes sociais é shippar nomes de casais. De acordo com o site Significados, Shippar trata-se do ato de torcer pelo relacionamento amoroso de alguém, normalmente personagens de filmes, seriados, desenhos animados, histórias em quadrinhos, mangás e etc. Shippar é uma expressão criada a partir da palavra inglesa relationship, que significa “relacionamento”, em português.​

Este neologismo foi popularizado por leitores e criadores de fanfics (histórias alternativas criadas por fãs), que tinham o desejo de unir personagens que na história original não formavam um casal amoroso. Na ficção, um casal LGBT recente que acendeu os corações de fãs, foi o das personagens Lica e Samantha (#Limantha), interpretadas, respectivamente pelas atrizes Manoela Aliperti e Giovanna Grigio.

Uma pena que não dá mais pra shippar #Monielle. 

#MariellePresente
#AndersonPresente


Nota do Blog: Dedico essa postagem a todos os casais shippáveis da vida real, em especial, minhas amigas #Simonessa e #Dudaíra e outros casais (gays, heteros, etc.) que ainda não podem viver plenamente seu amor.