quarta-feira, 14 de março de 2018

Jornalistas pernambucanos aceitam novos desafios

O jornalista Sílvio Menezes, aos 19 anos de carreira, vai encarar o desafio de ser youtuber, falando do que mais entende: automóveis. O seu canal Carro Arretado estreou no último dia 12 e sua equipe é formada por profissionais pernambucanos: dois repórteres, um cinegrafista e um editor de imagens. Antes do canal, Menezes trabalhou no Jornal do Commercio e ao passar por algumas editorias, foi para a editoria de Veículos, onde participou de vários salões de automóveis pelo mundo. O maior desafio do jornalista, no entanto, ultrapassa os limites da informação. O canal é o carro chefe de um projeto empreendedor de Sílvio. "Estamos numa época em que os jornalistas precisam negociar; em minha época de estudante jornalista que fizesse isso era errado, chegava a ser um pecado". Mas Sílvio está animado. "Estou aprendendo a lidar com ferramentas digitais e estou muito entusiasmado, pois quero apostar no que eu acredito!"

O vídeo de estreia do canal é uma homenagem ao aniversário das cidades do Recife e de Olinda:






Já o repórter João Valadares (na foto ao lado, junto com Xico Sá) estreou como comentarista de política e polícia na TV Clube. Inicialmente, ele comenta três vezes por semana no telejornal matutino PE no Ar. Além das aparições televisivas, Valadares em breve estreia um blog pra falar de temas de interesse público, como segurança pública e política. Ele teve passagens pelo Correio Braziliense (DF), Jornal do Commercio, Portal Terra e Folha de Pernambuco. Também é detentor de prêmios como o Cristina Tavares, Esso, Vladimir Herzog, Embratel e Caixa. 

Em 2007, Valadares foi um dos criadores do Blog Pebodycount, que funcionou como importante meio de informação e denúncia sobre os alarmantes índices da violência (homicídios) no Recife. Em Brasília, no Correio Braziliense, o jornalista tem atuado na cobertura dos desdobramentos da chamada Operação Lavajato.



O radialista, jornalista e apresentador Beto Calmon está de malas prontas para os Estados Unidos onde será correspondente das rádios Globo e CBN em um contrato previsto de dois anos. Sua pauta será mostrar a vida de pernambucanos anônimos e famosos na terra do Tio Sam, além de mostrar a sua coluna #CaféEmPauta nas duas emissoras. " A vida é feita de ciclos. Pelo menos a minha é feita de muitos ciclos... de alegrias, tristezas, encontros, desencontros, perdas, bonanças, escassez, tranquilidade, ralação..", afirma Calmon.

Não é a primeira vez que Beto vai aos Estados Unidos. Há 20 anos ele trancou a faculdade de Jornalismo na Unicap e foi passar uma temporada para aprender na prática em trabalhos de rádio e TV. Em Pernambuco, passou pelas Rádios Evangélica, 89 FM Rádio Rock, Rádio Manchete, Rádio Tribuna, TV Tribuna e Rede Globo Nordeste. Seu TCC (Projeto Experimental em Vídeo) foi sobre o cantor e compositor Alceu Valenca, que obteve nota máxima e foi exibido na Globo e na TV Universitária.