quinta-feira, 15 de março de 2018

Após morte de Marielle,deputados europeus pedem suspensão de negócios com o Mercosul

O partido espanhol Podemos enviou uma carta à Comissão Europeia condenado a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol), alvejada com tiros na noite desta quarta-feira (14) na região central da capital. A legenda pediu a suspensão das negociações do continente com Mercosul nas tentativas de fechamento de acordo de livre comércio.

"Pedimos para a comissão a suspensão imediata das negociações com o Mercosul até que haja o fim da violência e intimidação contra a oposição política e defensores de direitos humanos", diz um trecho do documento, assinado por Miguel Urbán, do Podemos. "Sendo o Brasil um país sócio da UE e observando que a Comissão está negociando atualmente um a comercial com o Mercosul, (pedimos) que as negociações comerciais sejam suspensas de forma imediata e seja manifestado seu compromisso com a defesa dos direitos humanos", diz a carta, obtida pelo Estadão.

O vice-presidente da Delegação do Parlamento Europeu para o Mercosul, deputado Xabier Benito, aproveitou para criticar o governo de Michel Temer. Segundo ele, é a atual gestão a "responsável pelo aumento das desigualdades e da violência no País". "Também o é subsidiariamente desse assassinato", acrescentou.

Portal Brasil 247