quarta-feira, 14 de março de 2018

A arte do circo como exercício físico

A prática de atividade física é indicada para todas as idades, mas para os pequenos, quanto mais lúdico for o exercício, maior a chance deles se interessarem. Uma opção divertida é a arte circense. O circo é uma atividade milenar que teve algumas adaptações ao longo do tempo. Através dele é possível promover o desenvolvimento motor e cognitivo deixando a criança mais preparada para o dia a dia.

Durante a aula são utilizadas diversas técnicas circenses como o trapézio, lira, malabares, acrobacia, cama elástica e perna-de-pau. Essas modalidades ajudam a criança a ter uma maior consciência corporal e não tem contra indicação. “Eles desenvolvem essa conscientização de forma divertida e lúdica com riqueza de movimentos artísticos”, comenta Jabim Hacmone, orientador de atividade física da Cia Athletica. Outro aspecto positivo da atividade é o gosto que a criança desenvolve por se exercitar. O estímulo quando feito desde pequeno tende a permanecer na fase adulta.

Embora os movimentos pareçam um pouco ousados, durante todo o tempo os alunos são acompanhados por profissionais que respeitam cada estágio de evolução. Normalmente é adotado um sistema de circuito para que cada um possa experimentar possibilidades do próprio corpo. Na Cia, os exercícios são voltados especialmente para o público infantil, entre sete e quatorze anos. Qualquer um pode fazer a atividade, não é necessária nenhuma habilidade prévia. As aulas de circo além de fazerem bem para a saúde, também funcionam como uma verdadeira brincadeira.