sábado, 17 de fevereiro de 2018

Os fatos como são e como devem ser lembrados

Militantes e eleitores do PT pernambucano invadiram as redes sociais de petistas como Dílson Peixoto e Humberto Costa deixando claro que repudiam alianças com o PSB, lembrando que o partido, do governador de Pernambuco, Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, foi favorável à cassação de Dilma Rousseff e chegou a ocupar um ministério no Governo Temer, o de Minas e Energia (Fernando Filho deixou o partido pra não deixar o ministério, mas isso é outra história).

E para os militantes, Lula ainda não bateu o martelo a favor da coligação PT-PSB em Pernambuco, apesar da pressão de setores isolados do partido, inclusive lideranças do interior, como o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (à esquerda de Marília na foto acima), deixaram claro que não apoiarão o PSB no Estado. Veja a seguir, prints de eleitores e militantes:








Isso porque a popularidade de Câmara vem sendo questionada através de pesquisas, como a da Uninassau, publicada no Jornal do Commercio, onde se afirma que 74% dos pernambucanos questionam a gestão do governador. Câmara também tem seu nome citado em delação onde é acusado de participar de negociatas e recebimento de propina, de acordo com reportagem do Portal G1.

Na foto ao lado, o ex-presidente não parece muito à vontade, ao contrário do sorriso do governador. Há quem diga que ele parecia pressionado a estar na fotografia, feita por Ricardo Stuckert, do Instituto Lula. Para eleitores e militantes, fica bem claro que os interesses nessa aliança são mais fisiológicos do que políticos e ideológicos.

Machismo – Em nota saída na coluna Pinga-Fogo, do Jornal do Commercio, falaram que uma política recém-filiada ao PT está alterando o tom de voz, brigando com gente que milita há anos. Em linguagem popular, é como se a vereadora Marília Arraes tivesse “acabado de subir no ônibus e já quer sentar na janela”.








































Isso não é novo no Partido dos Trabalhadores. Em 2004, a hoje deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) enfrentou o PT Nacional ao sair candidata à Prefeitura de Fortaleza, quando a determinação era o apoio a Inácio Arruda (PCdoB-CE), hoje secretário de estado. Chegou a ser chamada de “aventureira”. Mas Luizianne fez a campanha e acabou indo para o segundo turno com Moroni Torgan (DEM-CE) e ganhou o pleito daquele ano.

O machismo também vitimou a ex-presidente Dilma Rousseff, na época das votações que culminaram com sua cassação, em 2016. Artigo da revista Carta Capital mostra como a imprensa tratou Dilma como “louca”, “histérica” e “descontrolada” e memes de internet mostrando como a beleza da primeira dama Marcela Temer “já justifica o impeachment(sic)”. Até pra elogiar na política, mesmo através de memes, como este ao lado, se percorre o machismo.  E isso é de estranhar, se o PT foi vítima do machismo, pelo menos nas vezes que citamos aqui na matéria, por que cair de novo nessa armadilha?

Pesquisa – As pesquisas de opinião apontam que uma eventual candidatura de Marília tem potencial de crescimento e a vereadora tem percorrido vários municípios no interior do Estado, a fim de se tornar melhor conhecida. O senador Humberto Costa, em reportagem para o Portal Fórum em janeiro deste ano, afirmou que “o melhor para o Partido dos Trabalhadores é enfrentar o Governador Paulo Câmara e lançar candidatura própria ao governo do Estado”.


Agora é aguardar os próximos capítulos dessa peleja.