terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Senhora de Engenho: Uma aula de História



Quem esteve na Escola de Artes João Pernambuco na noite desta segunda (11) não imaginaria que assistiria uma aula de História. Não uma aula comum, com lousa, cadeiras e um professor que passasse datas e fatos, mas sim, uma história viva, com gente que existiu, resistiu e fez história nas terras onde hoje vivemos. 

Falo de personagens como a luso-brasileira Branca Dias (aqui interpretada por Patrícia Assunção),  cristã-nova (cristãos novos eram judeus forçadamente convertidos ao catolicismo e que, na verdade, praticavam secretamente os rituais e as orações do judaísmo). Branca era uma mulher forte, que por não negar sua fé judaica enfrentou a cadeia, as humilhações, a longa viagem em caravelas ao lado de seus 11 filhos (dois deles portadores de deficiência) e ao chegar a Pernambuco, ainda convive com a decepção do adultério de seu esposo  Diogo Fernandes (interpretado por Geraldo Cosmo).

Destaco também as atuações viscerais de Francis de Souza (Madalena, a amante-concubina de Diogo Fernandes), Dul Santos (Briolanja Fernandes, a filha bastarda de Madalena e Diogo) e Cláudia Alves (Brites Fernandes). Outro personagem histórico retratado na peça foi Bento Teixeira (Pedro Dias), professor e poeta, cuja obra, Prosopopeia foi a que deu início ao Barroco na Literatura Brasileira. 

Eu poderia falar mais ainda da Senhora de Engenho - Entre a Cruz e a Torá mas não escreverei mais uma linha aqui no blog. A viagem histórica é única e só quem assiste a peça é capaz de se transportar para o Engenho Camaragibe do Século XVI. E você que lê meu texto, pode ficar tranquilo. Em 2018, Senhora de Engenho vai ter nova temporada.



Ficha Técnica

Realização: Projeto Porta Aberta.
Produção: Companhia Popular de Teatro de Camaragibe
Produtora: Patrícia Assunção
Produção Executiva: Juvino Agner
Texto: Miriam Halfim
Encenação, Programação Visual e Seleção Musical: Emanuel David D’Lucard
Assistente de Encenação e Operadora de Som: Fabiana de Souza
Direção de Arte: Lupercio Kallabar e Bernardo Junior
Preparação Corporal: Anderson Henry
Divulgação: Pedro Dias
Contrarregras: Edson Rodrigues e Josinaldo Alves.
Assessoria e Consultoria Histórica e Religiosa: Tânia Kafman e Suzana Veiga
Figurino, Pesquisa e Execução: Francis de Souza
Designer de Luz: João Paulo e Geraldo Cosmo
Confecção do Cenário e Adereços: Bernardo Junior
Operador de Luz: João Paulo
Fotografia: Pedro Portugal e Carlos Kamara
Filmagem/Edição: Sérgio Gusmão e Ambar Produções
Plano de Maquiagem: Cláudia Alves
Execução do Projeto: Lúcio Fábio
Intérprete de LIBRAS: Leonardo Ramos
No Elenco: Barbara Warner, Claudia Alves, Dul Santos, Euclides Farias, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Lom Paz, Maria Eduarda Salustiano, Patrícia Assunção, Pedro Dias, Yah Vasconcelos, Wanderson Oliveira e William Gomes