sábado, 9 de dezembro de 2017

Professora agredida por aluno no Rio Grande do Norte

A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Unidade Ceará-Mirim,  Alian Paiva de Arruda, foi agredida por um aluno na última quinta-feira (07/12) pelo fato de estar passando em sala de aula o filme "Diários de Motocicleta", que conta a história do médico Ernesto "Che" Guevara (no filme conta apenas as aventuras do profissional de saúde que passeia de moto pela América Latina, bem antes da entrada na vida política).

De acordo com a denúncia, o estudante ficou furioso porque a professora exibia em sala de aula o referido filme, usado como instrumento didático para discutir com os alunos a Geografia da América Latina. Agressivo, o aluno atacou a professora com empurrões, a agrediu verbalmente e causou danos materiais ao patrimônio público. A agressão só não foi maior porque o estudante foi segurado por colegas de sala.

O Sinasefe RN fez uma nota de apoio à professora, afirmando que "Não podemos deixar que o respeito ao professor vire coisa do passado. A sala de aula deve ser um lugar de respeito, de formação intelectual, o que inclui o debate de ideias e o professor e a professora merecem respeito por parte de todos". O sindicato ainda afirma que esse tipo de atitude certamente é fruto da ideologia da "Escola Sem Partido".

Quem é a professora Alian

Licenciada em Geografia pelo CEFET-RN (IFRN). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN. Professora do IFRN / Ceará Mirim. Atuação profissional em saúde pública na área da "Geografia da Saúde" com enfoque em Saúde Ambiental e pesquisadora na área da "Geografia do Turismo". Em 2010, sua dissertação de mestrado teve um viés popular ao pesquisar sobre Os "farofeiros" em excursão nas lagoas de Arituba, Boágua e Carcará (Nísia Floresta/RN): análise de uma outra face do turismo potiguar.

Com informações do SINASEFE RN e do Curriculum Lattes da docente