sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Pernambucano participa da montagem do novo filme Star Wars

Um pernambucano, de Vitória de Santo Antão, participou da montagem do próximo filme da franquia Star Wars. Aos 36 anos, Nestor Costa é Diretor Técnico de Efeitos Especiais e precisou trocar o Brasil pelo Canadá para atuar na área. Foi com a esposa, Bárbara, em busca do sonho de trabalhar com cinema.

A paixão pela sétima arte foi despertada em 1993, ao assistir Jurassic Park. “Foi quando eu tive a certeza que queria trabalhar com filmes. Então terminei o colégio e como ainda não tinha uma universidade pra cinema no Recife eu fiz computação”.

A decisão por sair do Brasil veio com a constatação da falta de mercado na capital pernambucana. “A área gráfica me atraia e ao fazer um curso de cinema, logo no primeiro período vi que não teria onde trabalhar em recife, então decidir sair dos pais”. Hoje radicado em Montreal, leste do Canadá, precisou aprender o francês para cursar Bacharelado em Fine Arts, na L' Universite de Quebec – a única com curso de 3-D.

Ainda na faculdade conseguiu o primeiro emprego numa empresa inglesa de efeitos visuais, chamada Framestore, que tem um escritório em Montreal. Depois passou para a Cinesite Studios, onde trabalhou por três anos até precisar de mudar para Oeste do Canadá. Ficou de abril a julhsoo deste ano na Industrial Light and Magic, onde participou do time que produziu os efeitos especiais do oitavo episódio de Star Wars.

“Em atuei como Diretor Técnico de Efeitos Especiais, um ramo que exige bastante da parte gráfica, mas também de muita programação. Sem dúvida é a parte mais complexa da pós-produção”, explica Costa.

Os pernambucanos que forem aos cinemas a partir do dia 14 vão poder se orgulhar ao ver as muitas cenas com fogo e também ao verem que a criação artística das turbinas das naves foram efeitos de computador criados por uma pessoa da terra.Não é só Star Wars – O nome de Nestor Costa já subiu nos créditos finais de pelo menos 15 filmes de circulação mundial, entre eles Robocop (2014), Independence Day: o ressurgimento (2016), Peter Pan (2015) e ‘No limite do amanha’ (Edge of Tomorrow - 2014), estrelado por Tom Cruise.


Com informações do jornalista Luís Boaventura