sábado, 9 de dezembro de 2017

#PelaVidaDeRebeca

A brasileira que teve o pedido de aborto negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Rebeca Mendes, de 30 anos, conseguiu realizar o procedimento na Colômbia. Após repercussão do caso, ela foi convidada pelo Consórcio Latino-americano contra o Aborto Inseguro (Clacai) para que a solicitação dela fosse atendida no país vizinho.

Rebeca, que já tem dois filhos, de 6 e 9 anos, solicitou por carta à ministra do STF Rosa Weber a realização do aborto por não ter condições emocionais, financeiras e psicológicas de levar a gestação adiante e cuidar de mais uma criança. Weber negou o pedido da jovem.

Na Colômbia, a legislação libera o procedimento em três situações: quando há risco de dano à saúde física e mental da gestante, violência sexual e má formação do feto. O caso da brasileira foi categorizado pela lei como de risco à saúde, que envolve desde estresse psicológico a situações que podem levar a grávida à morte.

“Aqui eu me senti muito amparada e recebi o apoio que não encontrei no Brasil, vindo de pessoas que não me conheciam, mas que ficaram sensibilizadas com o meu caso. Foi então que eu decidi fazer”, disse Rebeca ao jornal “O Globo”. O procedimento foi custeado pela organização Profamilia.

Correio da Amazônia