quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

NETLABTVrecebeu 785 projetos de 22 estados brasileiros em sua 3ª edição

O Instituto NET Claro Embratel encerrou em novembro as inscrições para a 3ª edição do Concurso NETLABTV. Foram recebidas 785 propostas de novas séries brasileiras de Ficção, Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality) e Social Video (séries de curta duração para redes sociais), nova categoria voltada para estudantes de universidades, cursos livres, técnicos e de ensino médio.

Entre os inscritos, a maioria é da região Sudeste do País (71%), seguida por Sul (12%), Nordeste (11%), Centro Oeste (5%) e Norte (1%). Dos 22 estados, São Paulo (42%), Rio de Janeiro (26%) e Rio Grande do Sul (6%) foram os que tiveram maior número de participantes.

Do total de concorrentes desta edição, 73% são estreantes no mercado do audiovisual, o que reforça o objetivo do NETLABTV de descobrir novos talentos e gerar mais oportunidades de negócios para o setor, tendo mobilizado desde a criação do concurso, em 2013, cerca de 9 mil roteiristas.

Durante o período das inscrições, o NETLABTV também promoveu oficinas gratuitas de roteiro para TV e internet nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação em audiovisual.

PRÓXIMAS ETAPAS

Originalidade, qualidades técnica e artística, além do potencial comercial do projeto, são os critérios que definirão os 24 projetos finalistas, que devem ser anunciados até o mês de abril. Dentre eles, serão escolhidos os 12 vencedores da edição: quatro de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video, sendo que o público elegerá um vencedor em cada categoria, votando por meio do site do NETLABTV.

Os ganhadores recebem a consultoria de especialistas para o aprimoramento dos roteiros e verba de apoio para o desenvolvimento dos projetos. “Eles também participam do Laboratório NETLABTV, que será realizado em São Paulo, de pitching para players do mercado audiovisual e de um programa de imersão criativa, que inclui encontros e visitas a canais de TV, produtoras independentes, agregadores de social video e distribuidores”, conta Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.

SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL

A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NET Educação, entre outros.

O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto: https://www.institutoclaro.org.br/relatorio2016/index.html.