domingo, 17 de dezembro de 2017

Natal mais salgado para o consumidor

A pesquisa realizada pelo Procon-PE sobre a Ceia Natalina demonstrou que dos 35 produtos pesquisados, 21 produtos da cesta caíram de preço, em relação a pesquisa de 2016. Um produto manteve o valor e a maioria, 23, subiram seus valores. O levantamento, que visa oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento para auxiliar nas compras natalinas, revelou, ainda, que é preciso pesquisar. De uma loja para outra há produtos registram diferença de até 181,07%.

Entre os produtos que mais caíram de preço este ano, estão: abacaxi em caldas, 34,10%; pêssego em caldas, 28,52%; queijo do reino da marca Regina, 20,57% e queijo provolone tirolez, 20,85%. Já os que estão entre os que mais subiram de valores são: o espumante Cereser, 18,45%; o panetone de frutas, 15,93% e o azeite de oliva, 14,79%. O queijo do reino tipo milano foi o único que manteve o valor do ano passado. O peru e tender são os produtos mais procurados pelo consumidor, os dois tiveram uma pequena redução, de 17,72% e 8,03%, respectivamente.

Os fiscais do órgão percorreram 10 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e viram que a diferença de preço de um mercado para outro é grande. O exemplo é um vinho tinto suave. Ele foi encontrado pelos valores de R$ 7,29 e R$ 20,49, uma diferença de 181,07%. 

Imprensa Procon PE