sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Jornada Científica reúne grandes nomes para debater sobre HIV e AIDS

Foi realizada, na última quinta-feira (07), a III Jornada Científica do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento está dentro da programação do Dezembro Vermelho promovido pela Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites virais.

A Jornada Científica teve como convidados o professor reconhecido internacionalmente pela área de genética, Sérgio Crovella (foto); a médica especialista em Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS na Mulher, Luiza Menezes; a médica preceptora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz no ambulatório de Infectologia/AIDS pediátrico (DIP-Infantil), da Universidade de Pernambuco, Regina Coeli e a coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites virais e infectologista do SAE/Caruaru, Eline Gomes.

O evento começou com uma conferência sobre “As perspectivas da Cura da AIDS à luz da ciência”, com Dr Sérgio Crovella; seguido pelos temas: Tratamento da criança: da exposição ao manejo clínico; Transmissão vertical: quais as mudanças do novo PCDT; Tratamento da infecção no adulto; As pesquisas em cura para HIV/AIDS; A perspectiva de quem vive com o problema, entre outros. A jornada seguiu até às 18h e foi voltada para profissionais e estudantes da área de saúde.

A programação do Dezembro Vermelho segue até o dia 22 de dezembro com palestras educativas; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; treinamento das equipes de enfermagem e medicina, das Urgências e Emergências; atividades que busquem melhorar a qualidade de vida, como aulas de dança; entre outros. No dia 18 de dezembro, as pessoas que estiverem circulando pelo Marco Zero de Caruaru terão a possibilidade de realizar o teste rápido na Unidade Móvel (ônibus). Este ano, o horário de atendimento será das 10h30 às 15h30. E a testagem é totalmente gratuita.

Secretaria de Saúde de Caruaru