terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Ibura ganha novos mediadores voluntários de conflitos


O Núcleo Comunitário de Conflitos e as comunidades do bairro Ibura de Cima receberam, na manhã desta segunda-feira (18/12), um reforço de 27 novos mediadores voluntários de conflitos, que concluíram o curso em Mediação de Conflitos e Direitos Humanos promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A solenidade, que aconteceu no núcleo, contou com a presença do secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo; a equipe técnica do programa Mediação de Conflitos; e Reginaldo Nascimento, presidente da Associação dos Moradores e coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do bairro.

Com a formação de mais um grupo de mediadores comunitários, o Governo do Pernambuco capacitou um total 61 mediadores voluntários de conflitos só neste segundo semestre. A primeira turma formada recebeu a certificação no dia 21 de agosto deste ano. O grupo já está atuando nos oito novos núcleos implantados pelo Governo de Pernambuco em parceria com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs). Com a conclusão do curso, o grupo está apto para lidar e mediar situações de conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis, questões de direito de família, como pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, e até problemas que envolvam a comunidade como esgoto a céu aberto, falta de água, entre outros.

Ao falar para os novos mediadores voluntários de conflitos, o secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, agradeceu o “compromisso, dedicação e disponibilidade” de todos que escolheram dedicar seu tempo para ajudar a sua comunidade a resolver conflitos através do diálogo. O gestor também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo coordenador do Núcleo, Reginaldo Farias. “Obrigada Regis pelo espaço e pela resistência. Esse núcleo foi um dos primeiros a serem abertos. Com certeza a resistência às dificuldades e a resistência em acreditar nesta política pública é o mais importante e o que nos traz aqui. Vamos cada vez mais ampliar”.

Em sua primeira experiência com uma formação em direitos humanos e mediação de conflitos, Cristina Costa, 47 anos, moradora há 22 anos da UR3/Pantanal, classificou a experiência como “gratificante” e como pretende somar esforços com a associação de moradores. “Como o presidente da associação também fez o curso e já faz o papel de mediador porque muitos conflitos são levados para associação lá, vamos trabalhar em conjunto. O que aprendemos no curso vai aprimorar o que já fazemos na nossa comunidade para que a gente possa estar reeducando e ajudando a resolver situações sem procurar algum órgão”, detalhou.

Comissário de polícia aposentado e presidente da Associação de Moradores de Lagoa Encantada, Silvio Lucena, explica como o curso vai ajudar no dia a dia. “Como presidente da associação já estava acostumado a fazer essas mediações porque a comunidade sempre procura, mas não tinha técnica. Então o curso foi muito bom para aprender as técnicas de como fazer a mediação. Eu acredito que a gente vai amenizarmos mais os conflitos na comunidade”, disse otimista.

Morando no Ibura há 40 anos, Reginaldo Nascimento, 45, está à frente do núcleo há seis anos. Ele comemora a chegada do grupo. “Esse grupo chegou em boa hora. Vamos fazer ações de mediação e de prevenção a violência e estar com esses mediadores nas escolas, unidades de saúde, instituições de liderança tanto para baixar o índice de violência como levar a mediação para todos os espaços da comunidade. Com esse reforço desse time grande de mediadores de conflitos tenho certeza que não só vai atender as demandas do núcleo, mas fazer uma ação grande de prevenção nas comunidades”, celebrou.

CURSO - Com duração de 40 horas/aula, dividida em aula teóricas e casos práticos, o curso abordou, entre outros temas, Direitos Humanos no contexto da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Emoções: sua importância no processo de mediação de conflitos; Diálogo e a escuta ativa como ferramenta da Mediação de Conflitos; Mediação de conflitos no contexto comunitário; Técnicas da Mediação; Parâmetros Legais da Mediação de Conflitos; Meios de resolução de conflitos extrajudiciais: mediação, conciliação, arbitragem e negociação; Rede Socioassistencial e de Garantias de Direitos.



NÚCLEOS EM FUNCIONAMENTO

ANTIGOS

Núcleo Ibura de Cima

Local: Associação dos Moradores da UR 04. Rua Soldado Virgilio n° 92, Ibura de Cima, Recife

Atendimento: Segunda, quarta e sexta, das 15 às 17 horas.

Núcleo Nova Descoberta 

Local: Associação do Alto Antônio Felix. Rua Antônio, n° 105, Nova Descoberta,

Funcionamento: Segundas, quartas e sextas, das 14 às 15 horas


INAUGURADOS EM 2017

Núcleo Comunitário da Bomba do Hemetério (Cáritas NE 2)

Local: Rua das Crianças, nº 62, na Agremiação Gigante do Samba, Casa Amarela – Recife.

Atendimento: Segunda, das 8h às 13h, e sexta, 14h às 17h.

Núcleo Comunitário Rio Doce (Coletivo Mulher Vida)

Local: Avenida Acácias, na Escola Polivalente Compositor Antônio Maria, Rio Doce - Olinda.

Atendimento: Quarta, das 9h às 11h, e sexta das 14h às 16h.

Núcleo Santo Amaro (Grupo AdoleScER)

Local: Na Avenida Agamenon Magalhães, nº 192, na Associação de Moradores da Ilha de Santa Terezinha - Recife

Atendimento: terça e quinta, das 14h às 17h.

Núcleo Santo Amaro (Grupo Ruas e Praças)

Local: Avenida Agamenon Magalhães, nº 153, no Tacaruna Social, Shopping Tacaruna - Recife

Atendimento: segunda, das 14h às 17h, e quarta, das 9h às 16h30.

Núcleo Centro da Juventude de Santo Amaro

Loca: Avenida Norte, s/nº, Santo Amaro – Recife

Atendimento: terça e quinta, das 13h às 16h


Imprensa SEDH PE